Você sabe como organizar seu tempo? Veja 4 hábitos essenciais!

Não é novidade que grande parte da população tem uma rotina corrida. Porém, é possível repensar nossas tarefas e como as executamos para melhorar não somente a qualidade de vida, mas também a saúde e as relações pessoais.

Saber como se organizar na vida é uma tarefa que, além de trazer grandes benefícios para a nossa rotina, ainda evita danos psíquicos, profissionais e físicos.

Por isso, confira agora 4 hábitos essenciais para organizar o tempo e aproveitar melhor a sua vida. Vamos lá?

1. Use aplicativos como Trello e Google agenda

Embora essa dica possa parecer óbvia, nem todo mundo faz o uso de agendas. Bilhetes, planners semanais e anotações no calendário podem ser interessantes para ajudar na hora de organizar o tempo. Porém, é preciso saber usar tais aplicativos para que compromissos a longo prazo não sejam esquecidos.

Não basta apenas fazer anotações na data correspondente. Uma maneira mais eficaz é colocar lembretes de compromissos importantes alguns dias antes do evento acontecer. Além disso, tente olhar as páginas referentes aos dias seguintes da agenda. Assim, você consegue de programar.

Algumas pessoas não gostam de usar agendas físicas. Nesse caso, o Trello e o Google agenda são ótimas ferramentas para substituir os objetos tradicionais. Eficientes, são ótimos aplicativos de gerenciamento, só que online!

2. Priorize tarefas

A agenda auxiliará você a organizar tudo o que precisa ser feito. Assim, é mais fácil visualizar o seu dia e evitar perder tempo com distrações. Porém, para aqueles que têm um grande volume de tarefas para serem realizadas, é interessante dividi-las em alta, média e baixa prioridade.

Obviamente, os afazeres de alta prioridade devem ser cumpridos no mesmo dia. Os de média precisam ser avaliados caso a caso, e os de baixa podem ser transferidos para outra data caso seja necessário.

Se, após cumprir as tarefas de alta prioridade, sobrar tempo para cumprir as outras, é melhor ainda. Em caso de imprevistos, pelo menos você vai ter a certeza de que as atividades mais importantes foram realizadas.

3. Segmente o tempo

Você já ouviu falar na Técnica Pomodoro? Trata-se de uma proposta criada pelo italiano Francesco Cirillo. Nela, você trabalha durante um determinado tempo (normalmente 25 minutos) sem interrupções e depois descansa por 5 minutos. A cada 4 pomodoros, ou seja, a cada 2 horas, você tem direito a uma pausa maior de meia hora.

Mesmo que você não queira aplicar de maneira exata a dica do italiano, a dica geral é dividir o seu tempo em pequenos blocos e fazer algumas pausas entre as atividades. Isso facilita a conclusão de tarefas e ajuda a nunca esquecer de fazer atividades importantes, como descansar e manter uma boa alimentação, enquanto você cumpre com os seus compromissos.

4. Tenha recompensas diárias

Estabelecer metas ao longo do dia pode ser uma tarefa difícil. Principalmente quando precisamos cumprir pendências de alta prioridade em nossas agendas. Mas, para que nossa vida fique mais organizada e seja mais fácil cumprir com os prazos, o que acha de prometer recompensas a si mesmo?

Por exemplo: depois de alcançar a meta do dia, você pode assistir a um bom filme ou fazer um lanche delicioso. Escolha um presentinho que faz bem a você.

Viu como se organizar na vida pode ser simples e prático? Não deixe de inserir nossas dicas em sua rotina para melhorar o seu bem-estar. Pensar um pouco em você mesmo pode lhe trazer grandes benefícios no futuro, então comece hoje mesmo a colocar tudo o que aprendeu em prática.

E então, gostou do nosso post sobre como organizar o tempo? Conhece outras dicas? Então deixe seu comentário sobre essa publicação!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *