5 alimentos que causam celulite

A famosa e temida celulite é um incômodo na vida de milhões de pessoas.

Mesmo que você não sofra com esse problema, certamente conhece alguém que luta contra esse mal e sabe que quem convive com ele pode se sentir inseguro ou desconfortável com o próprio corpo.

Isso leva muita gente a recorrer a diversos tratamentos estéticos, mas a maioria se esquece que existem certos alimentos que causam celulite.

Ainda que seja capaz de ocorrer em ambos os sexos, ela é mais comum em mulheres, já que os homens têm uma distribuição diferente de gordura, tecido conjuntivo e músculos.

Trata-se de uma condição na qual se formam protuberâncias e covinhas na pele, deixando-a com a aparência de uma casca de laranja.

Esses furinhos costumam ser visíveis principalmente nas coxas e nádegas e são capazes de atingir até mesmo quem não está acima do peso.

Se você quer ficar bem longe deles, saiba agora o que não colocar em seu prato.

Resumo:

Trata-se de uma condição na qual se formam protuberâncias e covinhas na pele, deixando-a com a aparência de uma casca de laranja. Esses furinhos costumam ser visíveis principalmente nas coxas e nádegas e são capazes de atingir até mesmo quem não está acima do peso.

5 alimentos que causam celulite

1. Açúcar

Não adianta, o açúcar é uma das primeiras coisas que você deve limitar em sua dieta caso queira acabar com a celulite.

Ele tem um efeito nocivo em nossa saúde, pois causa um aumento súbito da insulina e estimula a produção de tecido adiposo — que nada mais é do que gordura.

O excesso de açúcar acaba sendo armazenado em nossas células e faz com que elas fiquem maiores.

Além disso, também provoca uma inflamação no corpo, piorando a aparência das ondulações.

O ideal é evitar refrigerante, doces, bolos e outros itens com adição desse ingrediente.

2. Frituras

Consumir alimentos fritos não é saudável porque eles são ricos em gorduras ruins. O próprio ato de aquecer a maioria dos óleos em altas temperaturas cria substâncias tóxicas que temos dificuldades em eliminar, o que agrava o problema da celulite. Em vez disso, opte por grelhar, cozinhar a vapor, assar, refogar ou cozinhar suas refeições.

3. Sal

Apesar de ser um nutriente importante, o excesso de sal é dos piores inimigos de uma pele lisinha.

Por ser rico em sódio, ele faz com que nosso organismo retenha água, assim, as células incham, o que torna as celulites mais visíveis.

É importante ler os rótulos dos alimentos e conhecer a quantidade de sal presente em cada um.

4. Álcool

Não deve ser uma surpresa que bebidas alcoólicas não ajudem no combate das celulites.

Elas são repletas de calorias vazias e toxinas que só aumentam a quantidade de irregularidades corporais e que contribuem para o dano celular e muscular.

A lista de efeitos negativos não acaba aí.

O álcool pode reduzir algumas das nossas reservas de vitaminas e minerais, como cálcio, zinco e vitamina C.

Deficiências desses nutrientes causam uma redução na produção de colágeno e problemas com a circulação sanguínea.

5. Fast food

Os lanches rápidos contribuem, e muito, no aumento da celulite.

Opções como hambúrgueres, batatas fritas e empanados contêm diversas substâncias ruins — tais como sódio, açúcar, farinha refinada e gordura trans.

Se vierem acompanhados de refrigerante, representam um problema ainda maior para a saúde.

Resumo:

Alguns alimentos devem ser evitados se o seu objetivo é evitar ou tratar a celulite. São eles: açúcar, fritura, sal, álcool e fast food.

As mudanças na textura e oscilações na pele podem ser desencadeadas por diversos fatores, um dos principais é uma dieta inadequada.

Sendo assim, o ideal é evitar alimentos que causam celulite e optar por uma alimentação saudável e variada, além de praticar atividade física.

Dessa forma, fica fácil alcançar não apenas um físico bonito, como também mais qualidade de vida e autoestima.

Referências:

  1. A. Damian Dhar. Cellulitis. Merck Manual. November 2017. https://www.merckmanuals.com/home/skin-disorders/bacterial-skin-infections/cellulitis
  2. Mayo Clinic Staff. Cellulitis. Mayo Foundation for Medical Education and Research (MFMER). 2018. https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/cellulitis/symptoms-causes/syc-20370762

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *