7 Receitas com pimentão: Recheado, refogado, em salada e outras!

Os pimentões são alimentos que oferecem diversos benefícios à saúde com destaque ao poder antioxidante e, acredite, são versáteis na cozinha e podem ser explorados de diversas maneiras, muito além da maravilhosa moqueca de frutos do mar com pimentões, tradicionalmente brasileira.

Qual pimentão escolher?

No mercado brasileiro, os pimentões mais comuns são o verde, o amarelo e o vermelho; em alguns locais já se pode encontrar frutos mais exóticos, como os pimentões roxos ou de cor creme. O pimentão verde é mais “azedinho”, enquanto os demais tem sabor mais suave e adocicado. Escolha a variedade de acordo com a preparação.

Pré-preparo

Após a escolha do pimentão ideal para a sua receita, é necessário lavá-lo muito bem em água corrente. No caso do consumo cru é ainda recomendado deixar o alimentos de molho em solução clorada (existem produtos próprios para esta finalidade).

Cada tipo de receita ou preparo com pimentões exigirá diferentes cortes, mas uma coisa é certa, as sementes e membranas devem ser retiradas para a grande maioria das preparações, com a ajuda de uma faca.

Muita gente prefere fazer as receitas com pimentão retirando sua casca; para isto, basta colocar o pimentão direto na chama do fogão ou dentro do forno e deixar que a pele fique bem tostada; depois, deve-se abafar o pimentão (colocar dentro de um saco plástico, por exemplo), pois assim a pele se soltará mais facilmente. Mas há receitas, como no caso de pimentões recheados em que a pele, preferencialmente, deve permanecer, para que o pimentão fique mais firme e mantenha seu formato.

Pimentões escolhidos e pré-preparados? Agora é selecionar a ideia que mais te agradar e mãos à obra.

1. Pimentões recheados

Há uma infinidade de receitas de pimentões recheados. Para serem recheados, os pimentões podem ser cortados ao meio no sentido do comprimento ou da altura ou ainda pode ser retirada apenas a parte superior (do caule) e mantê-lo inteiro para rechear.

É interessante antes de rechear os pimentões temperá-los com azeite, sal e pimenta ou com outros temperos de sua preferência e colocar os pimentões lado a lado em uma assadeira ou refratário que posso ir ao forno.

Algumas possibilidades de recheios:

  • Arroz com carne moída;
  • Carne ou frango desfiados;
  • Farofa úmida;
  • Vegetais picados com molho de tomates;
  • Queijos.

2. Antepasto de pimentões

Antepastos para comer com pães ou torradas como entrada ou mesmo servir com saladas são sempre bem-vindos! Os pimentões permitem algumas combinações bem interessantes.

Os cortes para antepastos geralmente são em tirinhas finas ou cubos pequenos, com bastante azeite, sal, pimenta e ervas de sua preferência. Depois é só levar ao forno por alguns minutos (30-40 minutos) e pronto!

Algumas combinações que farão do seu antepasto de pimentões um sucesso:

  • Pimentões + Uvas passas + Dentes de alho inteiros + Azeite + Sal + Pimenta-do-reino + Tomilho fresco;
  • Pimentões + Abobrinhas + Berinjelas em cubos + Azeite + Sal + Pimenta Dedo-de-Moça sem sementes picada + Manjericão fresco;
  • Pimentões vermelhos, verdes e amarelos cortados em tiras + Azeite + Sal + Páprica picante + Alecrim fresco.

3. Pasta de pimentões (Mahamara)

A Mahamara é uma receita típica da culinária árabe, assim como o Hommus (pasta de grão-de-bico) e o Babaganush (pasta de berinjela), feita à base de pimentões vermelhos. Assim como as outras pastas, a Mahamara pode ser consumida com pão árabe ou torradas e o sabor é surpreendente! Confira o passo a passo:

  • Retire as peles de 2 pimentões vermelhos (utilize a boca do fogão);
  • Retire o cabo e as sementes dos pimentões;
  • Em um liquidificador ou processador de alimentos coloque os pimentões, 1/2 xícara de chá de nozes, 2 colheres de sopa de farinha de rosca, 1 dente de alho sem casca, 1 colher de sopa de molho de romã, 3 colheres de sopa de azeite, suco de 1/2 limão, 1 colher de café de cominho em pó, 1 colher de café de coentro em pó, sal e pimenta-do-reino;
  • Bata tudo até obter uma pasta homogênea. Leve para a geladeira e aguarde até que esfrie.

4. Pimentão com ovo

Ideia deliciosa, prática e super comfort! Siga os passos:

  • Corte os pimentões ao meio no sentido do comprimento e retire suas sementes;
  • Coloque os pimentões em uma assadeira e tempere-os com azeite e 1 pitada de sal;
  • Quebre 1 ovo dentro de cada uma das metades de pimentão, tempere com mais um pouco de sal e pimenta-do-reino;
  • Leve ao forno por, aproximadamente, 10 minutos (verifique o ponto do ovo de sua preferência);
  • Salpique salsinha picada e pronto!

5. Pimentões salteados

Uma receita colorida e simples para acompanhar qualquer refeição:

  • Corte os pimentões (sem sementes) em rodelas ou tiras (se quiser pode adicionar outros vegetais, como cebolas em tiras);
  • Em uma frigideira, coloque azeite e aqueça, adicione os pimentões e seus temperos preferidos;
  • Refogue até que os pimentões estejam levemente tostados.

6. Pimentão assado

Em alguns países da América do Sul e também na Europa é muito comum o consumo de “pimentos” (como são chamados espécies do gênero Capsicum sem ardor em outros países) assados com azeite e sal como aperitivos, eles “purinhos” mesmo. Vale experimentar. Para preparar é fácil:

  • Retire as sementes dos pimentões e corte em pedaços maiores, eles podem também ser preparados inteiros;
  • Em uma assadeira coloque os pimentões temperados com 1 fio de azeite, sal e pimenta-do-reino;
  • Leve ao forno alto e deixa tostar, os pedacinhos queimados dão um sabor especial (aproximadamente 30 minutos).

7. Sanduíches com pimentão

Outro costume comum em diversos países que chega cada vez mais forte ao Brasil é a adição de vegetais crus ou tostados em sanduíches. Vale pimentões de todas as cores, repolho a até rabanete. Seguem combinações para compor sanduíches mais coloridos:

  • Sanduíche no pão folha com coalhada, pimentões crus em tiras, queijo prato ralado e folhas verdes;
  • Sanduíche no pão de forma com rosbife, pimentões grelhados, queijo minas padrão, tomate e rúcula;
  • Tortilla de milho com guacamole, pimentões, vinagrete e queijo prato;
  • Sanduíche de pernil com pimentões assados e queijo derretido.

Além dessas receitas, muitas outras são possíveis para a utilização dos pimentões, como em massas com toque oriental, acrescidos de molho soja e de outros vegetais; crus e fatiados finamente para serem adicionados a saladas; também são muito utilizados nos tacos mexicanos (sanduíche feito na tortilla de milho com recheios diversos). As possibilidades são muitas e os sabores também.

Aproveite toda a versatilidade, nutrição e variedade dos pimentões!

Referências:

  1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.
    Alimentos regionais brasileiros – 2. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2015. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alimentos_regionais_brasileiros_2ed.pdf

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *