Benefícios do limão com bicarbonato

Circula na internet que tomar limão com bicarbonato ajuda a emagrecer, previne doenças e até mesmo “regula” o pH do corpo (grau de acidez), mas será que tudo isso tem comprovação científica? A combinação do bicarbonato com suco de limão já causou muita polêmica e também muita expectativa.

Encontre aqui informações sobre esta mistura e seus possíveis efeitos.

Para que serve o bicarbonato de sódio com limão

Quais os benefícios comprovados do limão e do bicarbonato de sódio?

Limão

O principal destaque do limão é a presença de vitamina C! Apenas 1 limão pode fornecer quase 70% da quantidade de vitamina C recomendada para 1 dia.

A vitamina C é fundamental para reforçar a imunidade, além de atuar na saúde da pele e articulações. Devido a sua potente ação antioxidante, a vitamina C ainda protege as células do corpo contra danos causados pelos radicais livres e, assim, previne uma série de doenças e o envelhecimento precoce.

Leia aqui: os 12 principais benefícios do limão para a saúde!

Bicarbonato de sódio

Para entender os benefícios e ações do bicarbonato de sódio é importante entender o pH, uma escala numérica  determinada pela concentração de íons de hidrogênio de alguma solução.

A escala de pH mostra se uma determinada solução é ácida (valores menores de pH), básica ou alcalina (valores maiores de pH) ou neutra. A escala de pH varia de 0 a 14, sendo 7 o valor de referência para a neutralidade, ou seja, nem ácido nem básico.

Alguns dos benefícios comprovados do bicarbonato de sódio são:

Redução da acidez bucal: o bochecho com bicarbonato de sódio pode auxiliar pessoas que sofrem com refluxo ou crianças com estomatite, isto porque a substância reduz a acidez que fica na boca com a volta do suco gástrico, o que pode prejudicar a saúde dos dentes e da boca como um todo.

Combate à acidez estomacal: o bicarbonato pode auxiliar no alívio na sensação de azia e queimação estomacal ou para indivíduos com problemas digestórios. Isto funciona porque o bicarbonato é um sal, que em contato com a água se torna uma substância alcalina (o contrário de ácida), que irá neutralizar o excesso de acidez.

A cultura popular também ensina outras aplicações alternativas do bicarbonato que podem ir desde funções relacionadas à limpeza de ambientes, até esfoliante para a pele.

pH do corpo

Algumas informações sobre benefícios do bicarbonato de sódio com limão são constantemente veiculadas na mídia, geralmente estes benefícios são justificados pelo poder alcalinizante da mistura, porém é preciso atentar que a ação anti-ácida do bicarbonato com limão acontece de forma local.

O organismo trabalha muito, com um fino ajuste de regulação, para que o sangue fique com o pH ideal, condição fundamental para que tudo aconteça de forma correta no corpo; o pH normal do sangue pode varia entre 7,35 e 7,45, o que é fundamental para vários processos fisiológicos e reações bioquímicas no organismo, ou seja, a não ser em quadros bastante críticos, o pH do corpo estará sempre estável, graças a alguns mecanismos.

Esses mecanismos de manutenção do pH estão relacionados aos rins, pulmões e sistemas tampão e permitem que o corpo mantenha o pH do sangue na faixa ideal, apesar da carga ácida proveniente, principalmente, da alimentação. O desequilíbrio pode ocorrer, caso o organismo fique sobrecarregado, gerando um distúrbio regulatório.

Mitos sobre o bicarbonato com limão

O bicarbonato de sódio e o limão, assim como outros tipos de alimentos nos oferecem vitaminas, minerais e compostos bioativos, que podem auxiliar na prevenção de doenças, mas é preciso ter em mente que esses alimentos não representam uma cura ou uma solução fácil e milagrosa para alguma situação.

A relação da mistura de bicarbonato com limão com emagrecimento e combate ao câncer estão sendo bastante discutidas e veiculadas em diversos canais de comunicação, tais benefícios teriam relação com o suposto poder “alcalinizante” da mistura, mas não existe comprovação científica para as alegações, além de que, como questões muito mais complexas e multifatoriais, tanto o emagrecimento como o câncer, devem ser tratados com mais profundidade.

Outro problema de saúde que geralmente aparece quando fala-se de benefícios do bicarbonato de sódio é a acidose metabólica – um estado grave em que o pH do sangue diminui, causando respiração mais profunda e rápida, além de uma sobrecarga dos rins, isto pode ocorrer por um desequilíbrio do metabolismo. Muitas pessoas acreditam que o consumo de bicarbonato de sódio poderia reduzir essa acidose, porém como já foi citado, o corpo regula sua acidez de forma bastante complexa e a acidose costuma ocorrer quando há problemas mais sérios no organismo.

A receita de bicarbonato com limão

Aqueles que fazem o uso da mistura recomendam consumi-la por, no máximo, 2 semanas e seguem a seguinte receita:

Basta pegar um copo de água mineral (à temperatura ambiente) e misturar 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e o suco de meio limão. 

Contra-indicações

Não é indicado fazer uso do bicarbonato com limão se você tem gastrite; também deve-se evitar o consumo quem tem pressão alta ou problemas cardíacos, além de mulheres grávidas.

Como conclusão sobre o “remédio” bicarbonato de sódio com limão ainda há muito a ser estudado, assim como sobre o impacto dos alimentos no pH do corpo. A mistura em discussão pode trazer benefícios sobretudo ao sistema digestório, mas ainda não há comprovação científica sobre outros benefícios como em relação ao câncer ou emagrecimento. 

Referências:

  1. Ahmed AR, Lappin D. Oral alkali therapy and the management of metabolic acidosis of chronic kidney disease: A narrative literature review. World J Nephrol. 2018 Oct 10;7(6):117-122. doi: 10.5527/wjn.v7.i6.117. Review. PubMed PMID: 30324086; PubMed Central PMCID: PMC6181870. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30324086
  2. Idayu Mat Nawi R, Lei Chui P, Wan Ishak WZ, Hsien Chan CM. Oral Cryotherapy:Prevention of Oral Mucositis and Pain Among Patients With Colorectal Cancer Undergoing Chemotherapy. Clin J Oncol Nurs. 2018 Oct 1;22(5):555-560. doi:10.1188/18.CJON.555-560. PubMed PMID: 30239519. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30239519
  3. Sabharwal A, Scannapieco FA. Baking soda dentifrice and periodontal health: A review of the literature. J Am Dent Assoc. 2017 Nov;148(11S):S15-S19. doi:10.1016/j.adaj.2017.09.010. PubMed PMID: 29056185. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29056185
  4. Tabela brasileira de composição dos alimentos – TACO. Campinas, São Paulo, 2011. Disponível em: http://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/2017/03/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *