Como a qualidade do ar impacta na performance da atividade física?

Nas últimas décadas, a prática de exercícios físicos cresceu em todo o mundo, afinal, cada vez mais pessoas têm buscado melhorar a qualidade de vida e a forma física. Em contrapartida, a qualidade do ar diminuiu consideravelmente, o que pode causar sérios danos à saúde e prejudicar o desempenho de quem se exercita.

Neste post, vamos falar um pouco mais sobre como a poluição e o tempo seco afetam a sua performance e dar dicas valiosas para amenizar esses efeitos, mantendo um bom rendimento na hora de treinar. Confira!

Como a má qualidade do ar prejudica o desempenho na atividade física?

É fato que a prática esportiva melhora o condicionamento físico, principalmente os exercícios aeróbicos — como a corrida e a pedalada. Eles favorecem o sistema cardiorrespiratório e são excelentes para controlar e prevenir diversos problemas de saúde.

Porém, ao realizar esse tipo de exercício, o corpo precisa de mais energia e é preciso respirar com mais intensidade. Se o ar estiver poluído, uma alta quantidade de partículas nocivas serão inaladas, especialmente se você treina ao ar livre. Como consequência, é possível desenvolver alguns sintomas e incômodos:

  • ardência nos olhos;
  • alergias respiratórias;
  • cansaço;
  • tosse seca;
  • crises de asma;
  • bronquite;
  • problemas respiratórios em geral;
  • ressecamento da pele e das mucosas;
  • dificuldade na circulação do oxigênio no sangue.

E se o clima estiver muito seco, poderá ocorrer também quadros de hipertermia (elevação da temperatura corporal), desidratação e dificuldade de respirar, o que afeta negativamente o seu desempenho.

Que cuidados tomar ao se exercitar em clima seco ou poluído?

Não há como negar a importância da prática de exercícios físicos. Esse hábito melhora a qualidade de vida e o condicionamento, reduz o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, depressão, hipertensão, diabetes e diversos outros males.

Por isso, é fundamental tomar alguns cuidados ao exercitar-se quando o tempo está seco ou a qualidade do ar está ruim, a fim de evitar o comprometimento da saúde e da performance. Veja quais são os principais:

Mantenha-se sempre hidratado

Ao praticar qualquer exercício, o organismo utiliza o suor para equilibrar a temperatura do corpo com a umidade do ar. No entanto, quando o clima está mais seco, há dificuldades nesse processo, podendo resultar em desidratação, hipertermia, dificuldade de respiração e queda no desempenho.

Assim, é essencial manter-se sempre muito bem hidratado. Mesmo que a temperatura esteja fria, crie o hábito de tomar muita água, água de coco, chás ou sucos naturais durante o dia e, principalmente, enquanto se exercita.

Reduza a carga de atividades físicas

Fazer exercícios físicos é uma tarefa que demanda mais oxigênio para manter o bom funcionamento do corpo. Para isso, os músculos, os pulmões e o coração trabalham com mais intensidade para atender à demanda, por isso, sentimos aquela respiração “mais forte” ao fazer esforço.

Quando a qualidade do ar está ruim, isso pode provocar diversos tipos de inflamações nas vias aéreas. Então, uma das formas de diminuir a probabilidade de problemas respiratórios é aliviar um pouco a intensidade dos exercícios e ir com calma.

Ajuste seu relógio para praticar as atividades

Quando a agenda permitir, a dica é ajustar o horário das atividades físicas. Se possível, evite aqueles períodos em que o tráfego de automóveis é mais intenso: entre 7h e 9h e também 17h e 19h.

Esse cuidado vale principalmente se você pratica exercícios ao ar livre.

Escolha bem os lugares para se exercitar

Para que sua performance e sua saúde não sejam prejudicadas, prefira parques em vez de avenidas, pois, devido à presença da vegetação e a distância do trânsito, a qualidade do ar desses lugares costuma ser melhor. No fim, o que vale é garantir um local tranquilo e seguro para a atividade.

A qualidade do ar pode afetar, sim, o seu rendimento na hora de se exercitar, mas com alguns cuidados, alimentação adequada e boa hidratação, é possível potencializar seu treino e manter a saúde em dia.

O que você achou dessas dicas sobre como amenizar os efeitos da má qualidade do ar? Fique por dentro de muito mais novidades para cuidar da sua saúde e bem-estar no Super Clube Fit!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *