Crudivorismo: tudo sobre essa dieta baseada em alimentos vivos

O crudivorismo é um estilo de vida praticado pelas pessoas que realizam a dieta crudívora, que se baseia apenas nos chamados alimentos vivos.

O que são os alimentos vivos?

Dentro do conceito abordado pelo crudivorismo, sua justificativa de qualidade aponta a importância das enzimas para a saúde humana.

Segundo a teoria do crudivorismo, os alimentos vivos são aqueles em que suas enzimas permanecem intactas na hora da alimentação. Ou seja, não sofrem nenhuma modificação através do cozimento. De forma simplificada: são os alimentos crus.

Por que comer alimentos crus?

No crudivorismo, sugere-se que consumir os alimentos cozidos seria maléfico ao ser humano, uma vez que as enzimas do alimento se encontram destruídas pela cocção.

Nesse contexto, a digestão dependeria da utilização das enzimas do próprio organismo, que trataria esses alimentos como toxinas que devem ser eliminadas.

Assim, o consumo apenas de alimentos crus seria a mais natural para o ser humano, permitindo maior saúde e melhor qualidade de vida.

Quais são os Alimentos da Dieta Crudívora

A dieta crudívora apoia o consumo do que é “natural”. Confira a seguir os alimentos que fazem parte do estilo de vida crudívoro:

Frutas

Todas as frutas são permitidas na alimentação crudívora. Porém, elas devem ser consumidas in natura, desidratadas ou na forma de sucos.

Exemplos: maçã, banana, manga, melão, melancia, abacate, laranja, tangerina, pera, uva, tomate etc.

Legumes e Verduras

Da mesma forma como as frutas, todos os legumes e verduras são permitidos, contanto que sejam consumidos crus.

Exemplos: cenoura, couve flor, couve, brócolis, alface, abobrinha, pepino, rabanete, pimentão, nabo, repolho, espinafre etc.

Temperos

Para conferir mais sabor e nutrientes às preparações, todos os temperos na forma crua também são permitidos na dieta crudívora.

Exemplos: cebola, alho, alho poró, salsinha, cebolinha, manjericão, orégano, salsa, pimenta, hortelã, coentro etc.

Alimentos Fermentados

Ricos em bactérias benéficas, os alimentos fermentados podem fazer parte da dieta crudívora.

Exemplos: kefir, chucrute, kinchi, natto, tofu etc.

Oleaginosas

Na hora de comprar as oleaginosas, certifique-se que estão na forma crua (não podem estar torradas).

Exemplos: nozes, castanha do pará, castanha de caju, amêndoa etc.

Cereais e Leguminosas

Sim, eles também podem ser consumidos crus. Para isso, devem ser deixados de molho para que germinem.

Exemplos: grãos germinados de feijão, lentilha, grão de bico, trigo, milho, cevada etc.

Gorduras

Nesse grupo, são permitidos apenas os óleos prensados a frio.

Exemplos: azeite de oliva, óleo de coco.

Algas Marinhas

Ricas em proteínas, vitaminas e minerais, as algas marinhas são uma boa opção para as pessoas que desejam adotar a dieta crudívora.

Possui alto teor de vitamina A, além de ser a única espécie vegetal fonte de vitamina B12.

Conjunto de Sabores na Dieta Crudívora

No crudivorismo, é fundamental saber realizar a preparação adequada dos pratos. Visando o maior aporte de nutrientes e melhor combinação de sabores, o crudivorismo segue a lei dos 5 sabores: azedo, doce, apimentado, salgado e amargo.

Ao preparar sua refeição, pelo menos um alimento representante de cada grupo deve constar no seu prato. Confira a seguir alguns exemplos de cada grupo.

Sabor azedo

Limão, tomate, vinagre de maçã, iogurte de sementes.

Sabor doce

Frutas secas (figo, tâmara, ameixa, passa), frutas frescas (banana, manga, pêssego, pera), suco de maçã, suco de laranja, mel natural ou folhas frescas de stevia.

Sabor apimentado

Folhas ou dentes de alho, coentro, salsa, cebola, gengibre, folhas ou grãos de mostarda, rabanete, pimenta, ervas frescas ou secas (manjericão, alecrim, canela, noz moscada, baunilha, hortelã).

Sabor salgado

Salsão, coentro, salsa, algas marinhas ou sal marinho.

Sabor amargo

Salsa, alho, cebola, dente de leão, folha de louro, pimenta.

Riscos Para a Saúde

Diferentemente da forma como o estilo de vida crudívoro suporta sua teoria de saúde, na verdade, comer apenas alimentos crus pode ser muito perigoso, uma vez que eles não oferecem tudo que o organismo necessita.

Além disso, alguns nutrientes são inclusive melhor aproveitados ao utilizar procedimentos como o cozimento. É o caso, por exemplo, do licopeno, presente no tomate, melancia, goiaba etc, e que é conhecido por sua ação preventiva contra o câncer de próstata.

A longo prazo, a dieta crudívora pode levar a um quadro de desnutrição.

Anemia Ferropriva

A anemia ferropriva é causada pela deficiência de ferro aguda. Pode resultar de diversos fatores, em especial pela ingestão insuficiente do mineral ferro.

Em adultos, essa deficiência é ocasionada principalmente pela baixa ingestão de ferro heme, presente em alimentos de origem animal.

A anemia ferropriva compromete o transporte de oxigênio para os tecidos, causando fadiga, e afetando negativamente a capacidade de trabalho e o desempenho físico.

Deficiência de Vitamina B12

A deficiência de vitamina B12 (cobalamina) diminui a velocidade da produção de DNA e eleva a homocisteína, podendo gerar a deficiência clínica, conhecida como Anemia Megaloblástica.

A deficiência de vitamina B12 provocada pela falta de ingestão desse nutriente é muito rara, com exceção dos vegetarianos restritos.

Isso ocorre, pois a vitamina B12 é encontrada em fontes alimentares de origem animal, como os peixes, mariscos, carnes, ovos, leite e derivados, e que não estão presentes na dieta crudívora.

Cuide da Sua Saúde

A quantidade de informações constantemente divulgadas ao público sobre novas dietas e estilos de vida, que supostamente são saudáveis, podem na verdade contribuir para o adoecimento.

Quer emagrecer? Melhorar sua qualidade de vida? Faça isso com saúde! Procure seu Nutricionista. Somente ele é o profissional adequado para oferecer uma dieta equilibrada, e sem modismos.

Referências:

  1. Boutenko, V. 12 Passos para o Crudivorismo. Ashland:Raw Family Publish, 2001.
  2. Amarante, MK. et al. Anemia Ferropriva: uma visão atualizada. Biosaúde. 2015; 17(1):34-45. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/biosaude/article/view/25298
  3. Pereira, L. As Algas Marinhas e Respectivas Utilidades. Texto baseado na palestra com o mesmo título. Departamento de Botânica. Universidade de Coimbra. Disponível em: http://www.cienciaviva.pt/rede/oceanos/1desafio/algas-marinhas-utilidades.pdf
  4. Vanucchi, H. Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes – Cobalamina (Vitamina B12). 2010; ILSI Brasil. Disponível em: http://ilsi.org/brasil/wp-content/uploads/sites/9/2016/05/13-Cobalamina.pdf

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *