Dieta líquida: Como funciona, recomendações e cardápios

Originalmente, a dieta líquida é utilizada quando há comprometimento de alguma parte do nosso sistema digestivo (estômago e intestinos), como por exemplo, no pós operatório da cirurgia bariátrica, entre outras circunstâncias. É considerada uma dieta de transição e de curta duração, uma vez que não consegue ofertar quantidades de nutrientes suficientes para a manutenção da saúde.

Entretanto, ultimamente vem sendo proposta como estratégia para quem que emagrecer rápido!

Como funciona a dieta líquida

Como o nome já deixa subentendido, todos os alimentos que entram nessa dieta têm consistência líquida, por esse motivo, a dieta líquida não deve ser feita por mais de 4 dias seguidos, e é utilizada para perda de peso rápida!

É composta basicamente por sucos, vitaminas, sopas e afins. É uma “dieta” rapidamente digerida e absorvida.

Dentre as características desse tipo de dieta podemos citar:

  • Fornece alimentos e preparações na forma líquida ou que se liquefazem à temperatura corporal;
  • Permite adição de frutas, verduras, legumes, sementes, carnes magras, leite e derivados, ovos e cereais refinados, sendo o leite a maior fonte proteica líquida e, em casos de intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite de vaca, podem ser usados produtos especiais (como suplementos à base de proteína vegetal) ou fórmulas hidrolisadas;
  • Apresenta baixo valor nutritivo, sendo necessário fazer complementação calórica e nutricional quando houver necessidade de prolongar o uso desta dieta. Sua oferta calórica dificilmente ultrapassa 1.200/dia;
  • Nutricionalmente pode oferecer 50g de proteínas, 50 a 65g de gorduras e 150 a 170g de carboidratos;
  • Propicia pouca saciedade, sendo necessário aumentar o fracionamento (8 a 10 refeições/dia) com volume médio de 200 a 300 ml por refeição para evitar distensão gástrica.

Resumo

De maneira geral, a dieta líquida, composta basicamente por sucos, vitaminas e sopas:

  • Fornece alimentos e preparações na forma líquida;
  • Permite adição de frutas, verduras, legumes, sementes, carnes magras, leite e derivados, ovos e cereais refinados;
  • Apresenta baixo valor nutritivo;
  • Propicia pouca saciedade.

Vantagens e cuidados com esta dieta

Os adeptos da dieta alegam que essa é uma estratégia “detox” e que além de promover perda de peso rápida, melhoraria aspecto da pele, sensação de inchaço, etc.

Porém, devemos ter em mente que dietas restritivas como essa, que levam à perda de peso rápida e sem qualidade (quando não se leva em conta a manutenção de massa muscular e perda de gordura), não deve ser estimulada, afinal, além de não entregar todos os nutrientes necessários para o corpo, ainda pode levar a episódios de compulsão alimentar e reganho de peso!

A dieta líquida é uma estratégia muito baixa em calorias, portanto, é recomendado que seja feita pelo período de 2 a 4 dias para evitar uma restrição calórica e de nutrientes muito grande, o que pode causar fraqueza, dores de cabeça e outros sintomas. Depois desse período, é importante manter uma alimentação equilibrada para que não haja ganho do peso que foi perdido.

Além disso, não é recomendado praticar atividades físicas intensas enquanto estiver fazendo essa dieta, pois você pode sentir tonturas e mal estar.

Resumo

“Vantagem”: perda de peso rápida, melhora no aspecto da pele, sensação de inchaço, etc.

Cuidados e desvantagens: a dieta líquida é uma estratégia muito baixa em calorias, portanto, é recomendado que seja feita pelo período de 2 a 4 dias para evitar uma restrição calórica e de nutrientes muito grande, o que pode causar fraqueza, dores de cabeça, episódios de compulsão alimentar e reganho de peso. Também não é recomendado praticar atividades físicas intensas enquanto estiver fazendo essa dieta.

Depois de realizar essa dieta é importante manter uma alimentação equilibrada para que não haja ganho do peso que foi perdido.

Cardápio para seguir uma dieta líquida

A seguir sugerimos um cardápio para 4 dias de dieta líquida. Mas lembre-se que o ideal é que você procure um nutricionista para que ele possa te orientar adequadamente a cerca da melhor estratégia nutricional para o seu caso!

Segunda

Café da manhã: 1 pote (240ml) de mingau ralo de aveia sem açúcar com canela

Lanche da manhã: 1 copo (300ml) de suco de frutas vermelhas sem açúcar

Almoço: 1 prato fundo de sopa de legumes com carne moída

Lanche da tarde: 1 copo (300ml) de vitamina de frutas com whey protein

Jantar: 1 prato fundo de creme de mandioquinha com frango desfiado

Ceia: 1 xícara de chá sem açúcar

Terça

Café da manhã: 1 copo (300ml) de suco detox de abacaxi, gengibre e clorofila

Lanche da manhã: 1 copo (300ml) de vitamina de abacate

Almoço: 1 prato fundo de sopa de legumes com frango desfiado

Lanche da tarde: 1 copo (300ml) de água de coco com whey protein

Jantar: 1 prato fundo de creme de abóbora cabotiã com carne moída

Ceia: chá sem açúcar

Quarta

Café da manhã: 1 pote (240g) de mingau ralo de aveia sem açúcar com canela

Lanche da manhã: 1 copo (300ml) de suco de abacaxi, hortelã e gengibre sem açúcar

Almoço: 1 prato fundo de sopa de legumes com carne

Lanche da tarde: 1 copo (300ml) de suco de limão com erva cidreira (substituir a água por água de coco. Os ingredientes devem ser batidos no liquidificador com gelo…fica parecido com limonada suíça!) sem açúcar

Jantar: 1 prato fundo de creme de couve flor com noz moscada e frango desfiado

Ceia: chá sem açúcar

Quinta

Café da manhã: 1 pote (240ml) de mingau ralo de farelo de aveia sem açúcar com canela

Lanche da manhã: 1 copo (300ml) de suco de melancia com gengibre

Almoço: 1 prato fundo de creme de mandioca com costela

Lanche da tarde: 1 copo (300ml) de vitamina de banana congelada com whey protein

Jantar: 1 prato fundo de creme de legumes com frango desfiado

Ceia: chá sem açúcar

Sopas

As sopas normalmente substituem o almoço e o jantar.

  • Legumes e verduras: são a “base” da sopa, pois possuem poucas calorias e muitos nutrientes. Escolha pelo menos 2 tipos, como cenoura, couve, abobrinha, repolho, tomate, chuchu ou qual preferir;
  • Proteínas: para dar mais saciedade e evitar a perda de massa magra, as proteínas são bastante importantes. Você pode usar carne magra como patinho e coxão mole, peito de frango, peixe ou ovos;
  • Carboidratos: se sua nutricionista liberou, inclua na sopa uma porção de carboidratos complexos como tubérculos (batatas, mandioca, inhame), arroz integral, quinoa;
  • Temperos: use e abuse de temperos naturais, principalmente aqueles que têm propriedades benéficas no emagrecimento como pimenta, açafrão, gengibre. Maneire no sal!

Sucos e Vitaminas

Servem como opção para os lanches e café da manhã.

  • Leite: prefira o desnatado e semidesnatado, caso tenha alguma intolerância ou alergia, utilize leites vegetais como o de coco, aveia, castanha, soja ou amêndoas;
  • Frutas: escolha as que mais gostar, escolha 1 ou 2 frutas para compor seu suco ou vitamina;
  • Complementos: caso queira deixar sua vitamina mais nutritiva e energética, inclua aveia, cacau em pó sem açúcar, chia, linhaça, canela e whey protein.

Chás e ervas

Podem ser tomados ao longo do dia para complementar a ingestão de água e também no período da noite, na ceia.

Chá branco + hibisco + carqueja: o mix exerce ação desintoxicante, eliminado toxinas e gordura, além de melhorar o funcionamento do intestino. E tudo isso faz você perder peso.

Dente-de-leão + centelha + alfafa: com alto poder diurético, drena o excesso de líquido e ajuda a varrer para fora do organismo as toxinas que, em excesso, fazem você acumular peso.

Chá verde + boldo + cavalinha: potente termogênico, acelera a queima de gordura. Também auxilia na limpeza das toxinas, fazendo o organismo responder melhor à dieta.

Carqueja + centelha + cavalinha: tem efeito diurético, pois melhora o funcionamento do fígado. Isso ajuda a desinchar rapidamente, deixando a barriga mais lisinha.

Dente-de-leão + chá verde + hibisco: acelera a queima de gordura, além de melhorar o metabolismo do açúcar e da gordura. Com isso, evita que essas substâncias colaborem para o aumento da cintura.

Ferva e abafe
Preparar o chá da maneira correta é essencial para deixar a bebida mais gostosa e eficiente contra as gordurinhas. Siga o passo a passo:

Coloque as ervas (1 colher de sopa de cada uma, com exceção do chá verde que deve ser usado em menor quantidade: apenas 1 colher de sobremesa) em um recipiente de vidro ou porcelana. Metais como inox ou alumínio interferem negativamente nas propriedades do chá. Em uma panela à parte, leve 1 litro de água ao fogo e, assim que começar a ferver, jogue sobre as ervas. Abafe com uma tampa ou um pires por 10 minutos. Coe e beba frio ou quente, no intervalo das refeições.

Faça apenas a quantidade de chá que você vai consumir no dia. De um dia para o outro, a bebida perde as propriedades fitoquímicas e deixa de promover os efeitos esperados.

Leia também: Como fazer a dieta branda e quais suas vantagens!

Referências:

  1. da Silva, S. M. C. S., Mura, J. D’arc P. Tratado de Alimentação, Nutrição e Dietoterapia. Ed. Roca. São Paulo, 2007;
  2. Associação Portuguesa de Nutricionistas. LINHAS ORIENTADORAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM MANUAL DE DIETAS. Disponível em: http://www.apn.org.pt/documentos/manuais/Linhas_orientadoras_para_a_construcao_de_um_Manual_de_Dietas_APN2017.pdf;
  3. Portal Educação. Dietas Líquidas. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/nutricao/dietas-liquidas/11642.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *