Frutas na dieta realmente podem ajudar a emagrecer?

A nossa alimentação, em conjunto com a prática de atividade física está diretamente ligada com nossa saúde como um todo além dos processos de emagrecimento ou ganho de peso.

Muitas pessoas têm optado por uma alimentação mais industrializada, por ser mais prática no dia a dia. Alimentos congelados, biscoitos, fast-foods muitas vezes são opções fáceis que prejudicam muito o nosso organismo e bem-estar.

O consumo de alimentos ricos em açúcares e gorduras é maior naquelas pessoas que consomem menos frutas, legumes e verduras. Esse fato pode ser observado tanto em adolescentes, quanto em adultos.

Consumir frutas em pouca quantidade ou nenhuma, assim como legumes e verduras está relacionado aos principais fatores de risco para doenças não só no Brasil como em todo mundo.

Um estudo publicado no ano de 2005, relatou que as frutas na casa dos brasileiros correspondiam a 2,3% da alimentação. Isso significa mais ou menos 1/3 do que a Organização Mundial da Saúde recomenda.

Em conjunto, foi observado que menos da metade dos brasileiros têm o hábito de consumir frutas diariamente.

As frutas são importantes componentes para uma dieta saudável. São fonte de fibras, vitaminas e minerais, possuem propriedades funcionais e componentes antioxidantes. Entre os antioxidantes presentes naturalmente nas frutas, podemos encontrar o ácido ascórbico (vitamina C) e os ácidos fenólicos.

O Ministério da Saúde, ao propor 10 passos para Alimentação Saudável, inclui como primeira medida a orientação de que os brasileiros consumam frutas variadas, cinco vezes ao dia!

Por apresentarem poucas calorias por unidade, ou seja, baixa densidade energética, as frutas contribuem para uma manutenção saudável do peso corporal e podem até contribuir para o emagrecimento. Vamos entender como?

Benefícios das frutas no emagrecimento

As frutas são importantes no processo de emagrecimento pois auxiliam nosso organismo de diversas maneiras. Por conterem fibras, esses alimentos são considerados reguladores e contribuem não só para um equilíbrio efetivo da flora e do trânsito intestinal, como contribui com outros benefícios.

Além deste efeito atuante no funcionamento do intestino, combate a prisão de ventre, e na regulação do açúcar no sangue, as fibras presentes nas frutas também aumentam nossa sensação de saciedade após consumi-las.

Aumentar a saciedade é um fator chave para quem deseja emagrecer! Quanto mais saciado você estiver, por ter se alimentado de maneira saudável, menos “espaço” haverá para guloseimas ou alimentos gordurosos que poderão causar um ganho de peso indesejado.

Podemos destacar como frutas que ajudarão nesse processo de saciedade: Ameixa, abacaxi, abacate, banana, manga, kiwi… entre outras.

Combatendo a retenção de líquidos

Algumas frutas também possuem efeito diurético. O efeito diurético é importante para eliminar toxinas, e também caso estejamos nos sentindo inchados, ou com uma retenção de líquidos importante.

Pode até parecer uma contradição, mas para pararmos de reter líquido, precisamos nos hidratar! Sim, quando estamos retendo água em nossas células, significa que nosso corpo está com algum desequilíbrio que precisa ser resolvido.

O mecanismo de reter líquido é uma defesa do organismo para que ele não fique sem, já que a hidratação está deficiente ou algum tipo de doença em nosso corpo está alterando as concentrações normais de fluidos.

Portanto, além de beber água durante o dia, algumas frutas também podem contribuir para a melhora da retenção de líquidos. São elas: Abacaxi, melancia, melão, pera, tangerina

Frutas cítricas ajudam a emagrecer?

Estudos já analisaram um composto presente nas frutas cítricas, e o relacionaram com a perda de peso através de um efeito termogênico. O composto é chamado sinefrina e está presente na laranja amarga.

Essa substância teria a capacidade de promover perda de gordura corporal, mas os estudos em humanos não são muito conclusivos.

Sabe-se que o uso suplementar não orientado adequadamente dessa substância, pode acarretar aumento de pressão, taquicardia e problemas no fígado.

Conclusão… existem frutas que emagrecem? Não!

Pois nenhum alimento isolado ter esse poder. O eficiente para um emagrecimento saudável é alimentação equilibrada rica em frutas, legumes, verduras, cereais, leguminosas, proteínas e gorduras.

Procure um nutricionista para que ele possa adaptar as proporções ideais de cada alimento para você.

Receita de vitamina de frutas para ajudar na dieta

Que tal uma receita saudável e gostosa, rica em nutrientes para o seu café da manhã?

Você vai precisar de:

  • 5 morangos picados;
  • 1/2 banana prata;
  • 1/2 copo de leite (desnatado, pois contém pouca gordura);
  • cubos de gelo a gosto se quiser uma bebida refrescante.

Bata todos os ingredientes do liquidificador e beba sem coar. Essa bebida vai ter ajudar a manter a saciedade e ainda contém vitamina C para fortalecer suas defesas antioxidantes e imunológicas!

Referências:

  1.  Figueiredo, Iramaia Campos Ribeiro, Patricia Constante Jaime, and Carlos Augusto Monteiro. “Fatores associados ao consumo de frutas, legumes e verduras em adultos da cidade de São Paulo.” Revista de Saúde Pública 42 (2008): 777-785.  Disponível em: https://www.scielosp.org/article/rsp/2008.v42n5/777-785/
  2.  Vinholes, Daniele Botelho, Maria Cecília Formoso Assunção, and Marilda Borges Neutzling. “Freqüência de hábitos saudáveis de alimentação medidos a partir dos 10 Passos da Alimentação Saudável do Ministério da Saúde: Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.” Cadernos de Saúde Pública 25 (2009): 791-799. Disponível em: https://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S0102-311X2009000400010&script=sci_arttext&tlng=es
  3.  Rufino, M. D. S. M., et al. “Metodologia científica: determinação da atividade antioxidante total em frutas pela captura do radical livre ABTSº+.” Embrapa Agroindústria Tropical-Comunicado Técnico (INFOTECA-E) (2007).
  4.  dos Reis Filho, Adilson Domingos, et al. “Efeitos de um produto termogênico sobre parâmetros bioquímicos e morfológicos relacionados à saúde: um estudo de caso.” Revista Brasileira de Nutriçao Esportiva 6.33 (2012).

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *