Noz pecan e seus benefícios para a saúde

Originária do sul dos Estados Unidos da América e introduzida no Brasil em meados dos anos 1900, a noz pecan é versátil, saborosa e, embora pouco consumida pela população brasileira, é um verdadeiro reduto de benefícios!

Benefícios para a saúde da noz pecan

Nozes e oleaginosas (castanhas, amêndoas, pistache) de maneira geral são integrantes de uma alimentação saudável e balanceada, afinal, são alimentos saborosos e muito nutritivos.

As nozes pecan, em especial, embora não sejam muito consumidas no Brasil, são um tipo mais nutritivo ainda do que as nozes comuns.

Dentre os benefícios das nozes pecan, podemos citar o auxílio na perda de peso, a proteção contra doenças (principalmente as cardiovasculares) e uma melhor saúde mental.

Preparamos um post cheio de informações para você começar hoje mesmo a colocar as nozes pecan na sua rotina alimentar!

1. Proteção contra doenças cardiovasculares

Mais de 70% da noz pecan é composta por gordura saudável monoinsaturada. Particularmente, ela é uma boa fonte de ácido graxo oléico, cujo consumo foi associado à melhora do funcionamento do sistema de defesa do organismo, além de redução na inflamação, e combate ao mau colesterol (LDL), o que portanto ajuda a proteger o seu corpo das doenças do coração e dos vasos sanguíneos.

2. Efeitos antioxidantes

A noz pecan é uma das melhores fontes vegetais de vitamina A, E, cobre e manganês, nutrientes com alto poder antioxidante!

Esses nutrientes contidos na noz pecan ajudam a combater o estresse oxidativo. O estresse oxidativo ocorre normalmente nas nossas células, mas quando esse processo “foge do controle” causa danos importantes nas estruturas e funções celulares.

Os antioxidantes combatem o estresse oxidativo e as doenças associadas a ele, tais como: doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer.

3. Saciedade e Emagrecimento

Essas nozes são ricas em gorduras boas, como já dissemos anteriormente, além de proteínas, por isso dão um “up” nos seus lanches e turbinam as principais refeições.

Sabe-se que a ingestão de gorduras boas se relaciona com a redução de alguns hormônios associados à obesidade, assim sendo, por ser uma boa fonte de gorduras monoinsaturadas as pecans auxiliam a amenizar a presença desses hormônios que em excesso levam ao ganho de peso e às demais complicações associadas à obesidade.

Além disso, por serem boas fontes de fibras e proteínas, elas te deixarão saciado por um tempo prolongado!

Uma porção de cerca de 30 gramas de noz pecan fornece 3 gramas de proteínas!

4. Manutenção de um bom metabolismo e saúde mental

A noz pecan é rica em vitamina B1, também conhecida como tiamina. Todas as vitaminas do complexo B participam de alguma maneira dos processos relacionados ao metabolismo energético, porém a tiamina é particularmente importante nesses processos.

Isso porque ela auxilia no crescimento, desenvolvimento e divisão celulares, assegurando a “saúde” dessas células. Uma deficiência de vitamina B1 pode impactar de maneira negativa no seu metabolismo, além de levar a determinados problemas neurológicos.

A recomendação para um homem adulto é de 1,2mg de tiamina por dia, já para as mulheres essa recomendação é de 1,1mg. Nesse sentido, uma porção de pecan oferece cerca de 12% da necessidade diária dessa vitamina!

5. Alívio nos sintomas da TPM

O manganês é um dos principais minerais envolvidos com o surgimento e com a intensidade dos sintomas da TPM.

Em apenas uma porção de noz pecan é possível alcançar cerca de 63% das necessidades diárias desse mineral.

Portanto, se você sofre com a TPM, procure incluir no seu dia a dia 1 porção de pecan e sinta a diferença!

6. Pele jovem

Por ser rica em várias vitaminas e antioxidantes como a vitamina A, vitamina E, cobre e manganês, há benefícios das nozes pecan para a saúde da pele, uma vez que esses componentes acima listados agem prevenindo o envelhecimento precoce da pele.

Além disso, as nozes pecan fornecem uma quantidade significativa de zinco, responsável por uma aparência mais saudável da pele.

Propriedades da noz pecan para o cabelo

Quanto ao cabelo, a noz pecan é amplamente usada em métodos para tratar a calvície masculina. Isso se deve ao fato da noz pecan ter um aminoácido chamado de L-arginina, que age melhorando a circulação sanguínea em todo o corpo, inclusive no couro cabeludo, o que acaba fortalecendo também as raízes do cabelo.

Além disso, o ferro presente nela evita o desenvolvimento de anemia, que pode causar perda de cabelo.

Como consumir noz pecan

As nozes pecan são versáteis e podem ser consumidas in natura como lanches intermediários ou ser adicionadas à frutas, vitaminas e iogurtes.

Você também pode adiciona-las à uma receita de pão, tortas e bolos, ou até mesmo para dar textura e crocância à sua salada!

Você pode torra-las no forno com um pouco de sal, pimenta do reino, páprica e azeite, por exemplo, tornando-a um snack ainda mais apetitoso!

Abaixo sugerimos 2 formas pouco conhecidas de consumir a noz pecan:

Chá de noz pecan

Primeiramente, ao ir comprar o produto opte por nozes com cascas mais esbranquiçadas, bem fechadas e sem furos. Essa é a garantia de um item íntegro no seu interior.

Escolha as que possuem cheiros frescos ou que, pelo menos, não tenham nenhum odor.

Tendo escolhido as melhores nozes, retire as cascas e triture-as (as cascas). Se preferir, há pontos comerciais que vendem a casca já pronta para o uso.

Coloque dois litros de água para aquecer e, assim que começar a ferver, desligue o fogo, adicione uma colher de sopa rasa das cascas de nozes pecã, tampe e deixe a mistura em infusão por 10 minutos.

Está pronto seu chá de noz pecan!

Torta de noz pecan

A receita não é a clássica americana, porém é uma versão mais saudável e muito saborosa! Você vai precisar de:
  • 1/2 xícara (chá) de figo seco
  • 1 xícara (chá) de noz pecan
  • 1/2 xícara (chá) de coco seco ralado
  • 1/2 xícara (chá) de leite de coco ou quanto baste para dar cremosidade
  • 1/2 xícara (chá) de castanha de caju deixada de molho por 4 horas
  • 1 colher (sopa) de adoçante xylitol ou outro natural
  • 1/4 xícara (chá) de óleo de coco
  • 1 colher (café) de extrato de baunilha
  • 2 unidades de figo fresco (para finalizar)
Modo de preparo:

Processe os figos secos e a noz pecan até virar uma farofa. Passe o conteúdo para uma tigela e amasse um pouco para aumentar a liga. Numa fôrma com fundo removível, espalhe a massa na base e suba pelas laterais. Coloque no forno pré aquecido a 180 graus por 15 minutos. Reserve. Ponha o restante dos ingredientes no liquidificador, exceto o figo fresco. Bata até ficar cremoso (de vez em quando, desligue o aparelho e mexa com uma colher. Isso é importante porque o coco e as castanhas vão liberando gordura). Cubra a massa com esse creme e leve à geladeira por cerca de duas horas. Se quiser consumir logo, coloque no freezer. Na hora de servir, corte o figo fresco em rodelas e disponha por cima da torta. Bom apetite!

Referências:

  1. Martins, C. R., et al. Cultura da noz-pecã para a agricultura familiar. Infoteca Embrapa. Disponível em: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/1081372/1/CarlosRobertoMartinsDocumento443web.pdf
  2. NIH – Office of Dietary Supplements. Thiamin(2016). Disponível em: https://ods.od.nih.gov/factsheets/Thiamin-HealthProfessional/
  3. Mercola. What are pecans good for? (2015) Disponível em: http://foodfacts.mercola.com/pecans.html
  4. Sales-Campos, H., et al. An overview of the modulatory effects of oleic acid in health and disease. Mini Reviews in Medicinal Chemistry, 13(2), 201-210, 2013. Disponível em: http://www.eurekaselect.com/106172/article
  5. Traber, M.G. Vitamin E. Linus Pauling Institute, 2015. Disponível em: http://lpi.oregonstate.edu/mic/vitamins/vitamin-E

Escrito por

Andrea Rampazzo

Nutricionista com CRN 31884 formada em Nutrição pela Universidade Federal de Alfenas – MG

Mestre Fisiologia da Nutrição pelo Departamento de Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria – UNIFESP. Pós- graduanda em Metabolismo do atleta pelo Instituto Hi-Nutrition. Atua como nutricionista clínica na cidade de Itupeva-SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *