O que é a Dieta militar, seus benefícios e cardápios

Sucesso nos Estados Unidos, a nova “promessa” no universo das dietas para emagrecimento rápido garante a perda de até 4,5 kg por semana. A Dieta Militar vêm ganhando cada vez mais simpatizantes!

Neste artigo você vai entender o que é, como fazer, os possíveis benefícios e riscos desta “nova estratégia dietética”, a Dieta Militar!

O que é a Dieta Militar

A dieta militar, também chamada de “dieta de 3 dias“, é uma dieta para perda de peso rápida. O plano da dieta militar envolve um plano de refeições de 3 dias, seguido de 4 dias de “folga”, e o ciclo semanal é repetido várias vezes até atingir seu peso ideal.

Os adeptos da dieta afirmam que ela foi projetada por nutricionistas para os militares dos EUA, a fim de obter soldados na melhor forma rapidamente. No entanto, a verdade é que a dieta não é afiliada a nenhuma instituição militar ou governamental.

Curiosidade: a dieta militar também é conhecida por vários outros nomes, incluindo a “dieta da marinha”, a “dieta do exército” e etc…

Resumo

A dieta militar é uma dieta com baixíssima caloria, e que garante promover perda de peso rápida em apenas uma semana.

Como fazer a dieta militar

A dieta militar é um plano alimentar estrito de curto prazo que requer reduzir drasticamente sua ingestão calórica. As restrições funcionam por um período de três dias e você tira quatro dias de folga da dieta. Alguns usuários participam da dieta militar ocasionalmente, enquanto outros podem fazer três dias e quatro dias de folga por um mês de cada vez.

De acordo com o site Military Diet, indivíduos que se submetem ao plano por 30 dias podem “perder até 15 quilos”. Ainda segundo o site da dieta, não há “necessidade” de realizar atividades físicas intensas, pelo contrário, o aconselhado é que você realize apenas caminhadas leves.

A dieta militar se concentra em déficits calóricos significativos, restringindo a quantidade e os tipos de alimentos que você ingere. O site do plano recomenda consumir 1400 kcal no primeiro dia, 1200 kcal no segundo e 1100 kcal no terceiro dia, e as únicas refeições permitidas são o café da manhã, o almoço e o jantar. Durante os quatro dias de folga, você é incentivado a manter uma dieta de cerca de 1500 kcal, mas sem grandes restrições como nos 3 dias da dieta.

Os adeptos da dieta militar afirmam que a estratégia de três dias “on” (de dieta) e quatro dias “off” (de folga) é suficiente para garantir a perda de peso, sem interferir no metabolismo como dietas muito restritivas a longo prazo podem fazer. Ainda assim, isso não é garantia de que você não irá apresentar episódios de compulsão alimentar nos dias em que estiver de dieta.

Resumo

A dieta militar é um plano alimentar estrito de curto prazo que requer reduzir drasticamente sua ingestão calórica. As restrições funcionam por um período de três dias (consumo de calorias de 1400 a 1100 a cada dia) e quatro dias de folga da dieta (consumo de 1500 calorias). Alguns usuários participam dessa dieta ocasionalmente, enquanto outros podem fazer três dias e quatro dias de folga por um mês de cada vez.

Benefícios e riscos desta dieta

Talvez o maior benefício desse tipo de dieta seja o potencial de perda de peso!

Já os maiores riscos a curto prazo associados à dieta militar são: a compulsão alimentar (por conta da restrição excessiva de alimentos) e a constipação intestinal (prisão de ventre). Ao restringir certos alimentos, você também corre o risco de manter uma ingestão inadequada de nutrientes, algo que um multivitamínico não pode substituir totalmente. 

Além disso, de acordo com o Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais dos Estados Unidos, se você tem mais de 50 anos, dietas extremamente baixas em calorias podem ser perigosas!

Resumo

Talvez o maior benefício desse tipo de dieta seja o potencial de perda de peso.

No entanto, os maiores riscos a curto prazo associados à dieta militar são: a compulsão alimentar, a constipação intestinal e a carência de nutrientes essenciais para o corpo. 

Cardápio semanal e dicas

Abaixo sugerimos um cardápio semanal segundo as diretrizes da dieta militar:

DIA 1
Café da manhã: 1/2 laranja + 1 torrada integral + 2 colheres de sopa de pasta de amendoim + 1 xícara de café ou chá preto
Almoço: 1/2 lata de atum + 1 torrada integral + 1 xícara de café ou chá preto
Jantar: 3 colheres de sopa de qualquer tipo de carne + 1 xícara de feijão + 1/2 banana + 1 maçã pequena + 1 xícara de sorvete de baunilha

DIA 2

Café da manhã: 1 ovo cozido + 1 torrada integral + 1/2 banana

Almoço: 1 xícara de queijo cottage + 1 ovo cozido + 5 bolachas salgadas

Jantar: 3 colheres de sopa de qualquer tipo de carne + 1 xícara de brócolis + 1/2 xícara de cenoura + 1/2 banana + 1/2 xícara de sorvete de baunilha

DIA 3

Café da manhã: 5 bolachas salgadas + 1 fatia de queijo mussarela ou prato + 1 maçã pequena

Almoço: 1 ovo cozido (ou como quiser) + 1 fatia de queijo minas frescal

Jantar: 1 lata de atum + 1/2 banana + 1 xícara de sorvete de baunilha

Se você quiser continuar perdendo peso em seus dias de folga também, aqui está um plano de menu para ajudá-lo a planejar seus 4 dias de folga na dieta militar: plano de dieta de 1500 calorias.

O que beber na dieta militar: a água é a melhor coisa que você pode beber na dieta militar. Então beba o quanto puder! Os adoçantes artificiais devem ser evitados. Para adoçar seu café ou chá, caso necessário, utilize o adoçante Stévia. 

Dia 4

Café da manhã: 1 xícara de iogurte natural com uma colher de sopa de mix de amora, mirtilo e framboesa + 1/4 de xícara de granola + 1 colher de sopa de amêndoas laminadas

Almoço: 1/2 lata de atum + 1/4 de xícara de feijão branco + 1 colher de sopa de azeite + 1 fatia de pão sírio + salada de alface + 1 cacho de uva

Lanche: 1 maçã + 1 punhado de oleaginosas

Jantar: 60 gramas de carne magra + 1 abobrinha fatiada + 1 xícara de macarrão de trigo integral de sua preferência.

Dia 5

Café da manhã: 1 xícara de leite + 1 banana + 1 laranja

Lanche: barrinha de frutas e nozes

Almoço: 2 fatias de pão integral + 5 fatias de peito de peru + 1 fatia de queijo mussarela + 1 pera fatiada

Lanche: 1 xícara de cenoura cortada em palitos + 1/4 de xícara de homus

Jantar: 2/3 de xícara de frango desfiado + 2 colheres de sopa de amendoim + 1 xícara com mix de pedaços de couve, brócolis, couve-flor e cenoura. Servir com duas tortilhas de trigo integral.

Dia 6

Café da manhã: 1 ovo mexido + 1 colher de sopa de manteiga + 1 torrada integral + 1/4 de abacate fatiado temperado com limão, sal e pimenta

Lanche: 1 banana + 1 colher de sopa de pasta de amendoim

Almoço: 1 pires de alface + 1 xícara de vegetais crus picados + 1 ovo + 2 colheres de sopa de uvas passas + 2 colheres de sopa de amêndoas

Lanche: 1 copo de iogurte natural

Jantar: 1 xícara de sopa de missô + 1 porção de sushi de atum + 1 salada pequena de algas marinhas

Dia 7

Café da manhã: omelete de dois ovos com queijo cheddar

Lanche: 1 colher de sopa de uvas passas + 2 colheres de sopa de nozes + 8 amêndoas + 1 maçã

Almoço: 1 xícara de frango cozido + 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico + 1/4 xícara de cebolinha picada + 1 talo de aipo picado + 1 xícara de salada verde mista. Colocar a mistura dentro de um pão sírio, preferencialmente integral

Lanche: 3 xícaras de pipoca estourada na água

Jantar: 1 batata assada coberta com 1/2 xícara de frango desfiado + 1 xícara de brócolis cozido + 1/4 xícara de queijo parmesão ralado.

Referências:

  1. The Military Diete web site. Disponível em: http://themilitarydiet.com/four-day-off-menu-plan-for-the-military-diet/;
  2. Everyday Health. Disponível em: https://www.everydayhealth.com/diet-and-nutrition/diet/military-diet-review-beginners-guide-day-plan/#foodlist;
  3. NIH Web Site. Disponível em: https://www.niddk.nih.gov/health-information/weight-management/health-tips-older-adults.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *