Quais são as bebidas alcoólicas menos e mais calóricas?

O consumo de bebidas alcoólicas é visto por muitos como um hábito não saudável e que deve ser evitado.

É verdade que, em excesso, o álcool pode trazer muitos malefícios a saúde, como, por exemplo, o acúmulo de gordura no fígado e o ganho de peso.

Entretanto, quando consumido com moderação e em equilíbrio com uma dieta balanceada, pode trazer benefícios interessantes e até prevenir doenças do coração.

Para evitar os quilinhos a mais, vale a pena dar uma checada nesse texto e refletir sobre as melhores escolhas para que seu happy hour não coloque a perder todo o esforço investido na sua dieta.

Conheça a seguir a diferença calórica entre as bebidas alcoólicas mais conhecidas e saboreadas pela população brasileira!

O Álcool

Considerado tóxico, o etanol (álcool) não contribui nutricionalmente para os seres vivos. Além disso, é bastante calórico – fornece 7 kcal por grama de álcool.

No organismo, é absorvido e metabolizado rapidamente, sendo as enzimas responsáveis por esse processo dependentes das vitaminas B1 e B3. Assim, se o consumo dessas vitaminas através da dieta for insuficiente, existe o risco do desencadeamento de doença neurológica.

Outro ponto importante é que as bebidas alcoólicas não devem ser consumidas combinadas com determinados tipos de drogas, como por exemplo: Aspirina, ibuprofeno, benzodiazepínicos, barbitúricos, acetaminofen, insulina, hipoglicemiantes orais, etc.

Sempre leia a bula caso esteja tomando algum medicamento e evite possíveis transtornos provocados pela interação do álcool com a droga.

Bebidas alcoólicas mais calóricas

1. Cerveja

Uma dose de cerveja (350 ml) apresenta cerca de 150 kcal.

Apesar de ser uma bebida com baixo teor alcoólico, isso não quer dizer que ela não seja extremamente calórica.

O chope é ainda mais calórico, possuindo cerca de 200 kcal por tulipa, e 245 kcal para cada 350 ml de chope.

O recomendado é que não se ultrapasse em um dia o valor de uma dose de cerveja, para mulheres, e duas para homens.

Leia mais em: Benefícios e malefícios da cerveja para a sua saúde!

2. Caipirinha e Caipivodka

A cachaça e a vodka possuem teor alcoólico semelhante, e uma dose de cada uma delas (40 ml) oferece cerca de 100 kcal.

Porém, ao serem adicionados para a elaboração de drinques, as calorias aumentam muito devido à presença de açúcares na preparação, podendo ultrapassar o valor de 300 kcal por dose.

Caso deseje poupar nas calorias, o Caipisaquê é a opção menos calórica entre as três.

Outras bebidas alcoólicas relativamente calóricas

Da mesma forma como as bebidas citadas anteriormente, existe mais algumas que podem oferecer alta quantidade de calorias.

São elas:

  • Rum – especialmente calórico quando combinado com refrigerantes a base de cola para elaborar o drinque “Cuba libre”.
  • Absinto – o absinto é uma bebida de elevadíssimo teor alcoólico, o que faz com que seu valor calórico seja igualmente alto.
  • Licores – adicionados de açúcares, contribuindo com o alta quantidade de calorias da bebida. Os licores secos possuem menos açúcares que os licores finos, licores creme e licores cristalizados.

Bebidas alcoólicas menos calóricas

1. Vinho

Existem diversos tipos diferentes de vinhos, mas, no geral, podem variar de 7 a 18% de teor alcoólico, podendo ser adicionados de mais (vinhos suaves) ou menos açúcares (vinhos secos).

Uma taça de vinho (100 ml a 200 ml) corresponde a uma dose recomendada da bebida, e oferece cerca de 100 kcal. Caso deseje economizar mais nas calorias, prefira os vinhos leves, que possuem menor graduação alcoólica.

2. Whisky

Uma dose de whisky (40 ml) apresenta cerca de 100 kcal. Como apresenta elevado teor alcoólico – 38 a 54% – é uma bebida relativamente calórica.

O recomendado é que não se ultrapasse a quantidade de uma dose, para mulheres, e duas doses para homens.

3. Vodka

Uma dose de vodka (40 ml) apresenta cerca 100 kcal. Assim como o whisky, a vodka tem alto teor alcoólico – 36 a 54% – e consequentemente alto valor calórico.

Caso a bebida seja adicionada na elaboração de drinques, como nas caipivodkas, as calorias aumentam ainda mais, devido à adição de açúcar.

4. Cachaça

Uma dose de cachaça (40 ml) apresenta cerca de 95 kcal.

A cachaça é a denominação típica e exclusiva da aguardente de cana produzida no Brasil, com teor alcoólico de 38 a 48%.

Já a aguardente de cana pode conter até 54% de teor alcoólico, sendo denominada envelhecida caso contenha o mínimo de 50% de aguardente envelhecida por um período não inferior a um ano.

Assim como o whisky e a vodka, recomenda-se não ultrapassar a quantidade de uma dose para mulheres, e duas para homens.

Outras bebidas alcoólicas relativamente menos calóricas:

  • Gin
  • Steinhaeger
  • Tequila

Bebidas e dieta saudável é uma combinação possível?

Ao ingerir bebidas alcoólicas, deve-se primeiramente levar em consideração que o álcool é uma substância calórica. Consequentemente, as bebidas alcoólicas são bebidas também calóricas.

Entretanto, quando tomadas com moderação, elas podem trazer benefícios à saúde sim.

Consulte seu nutricionista para que ele possa esclarecer todas as suas dúvidas com relação a esse tópico, e lembre-se: jamais misture bebidas alcoólicas com medicamentos e tenha hábitos saudáveis de vida, como comer bem, praticar exercícios e manter exames de sangue em dia.

Referências:

  1. MAPA. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Decreto 6871. Regulamenta a lei que dispõe sobre a padronização, a classificação, o registro, a inspeção, a produção e a fiscalização de bebidas. 2009. Disponível em: http://sistemasweb.agricultura.gov.br/sislegis/action/detalhaAto.do?method=recuperarTextoAtoTematicaPortal&codigoTematica=1265102

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *