Receita de pipoca saudável para a dieta

Você sabia que a pipoca é um aperitivo ou lanche muito saudável?

Encontrado com facilidade em qualquer lugar por onde andamos – no centro da cidade, no cinema, no teatro, nas festas infantis – e super fácil de armazenar em casa, este alimento é bastante consumido pelos brasileiros!

O milho de pipoca natural apresenta características positivas que promovem muitos benefícios à saúde, como a melhora do trânsito intestinal, a redução da glicemia (açúcar no sangue) e o aumento da saciedade – ótimo para quem deseja emagrecer – assim como atua na prevenção das doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer e doenças neurodegenerativas, devido ao seu poder antioxidante!

Mas você sabia que dependendo dos ingredientes utilizados, sua pipoca pode ser enriquecida tanto no sabor quanto nos nutrientes que beneficiam a saúde?

Para isso, é importante que você utilize o milho de pipoca natural e prepare do jeito que desejar utilizando ingredientes naturais. Evite as pipocas prontas de micro-ondas industrializadas que contém grande quantidade de gordura vegetal hidrogenada, aromatizantes químicos e elevada quantidade de sódio.

Além disso, adicionando os ingredientes saudáveis você contribui em muito para sua dieta.

Vamos então as receitas?

PREPARANDO A PIPOCA SAUDÁVEL

Antes de escolher e adicionar seus ingredientes naturais é preciso saber preparar a pipoca da melhor forma e, claro, sem queimar!

Não existe um único jeito de preparar a pipoca perfeita: você pode aquecer utilizando uma panela, uma pipoqueira elétrica ou até mesmo no micro-ondas (mesmo a natural). Um pouquinho de milho se transforma em um volume muito maior de flocos brancos saborosos. Com apenas 25g de milho você consegue preparar um porção suficiente para o seu lanche.

PREPARANDO A PIPOCA NO FOGÃO

– Para preparar a pipoca no fogão, você vai precisar de uma panela não muito grossa e com tampa. Pode utilizar uma panela normal ou aquelas próprias para pipoca que contém uma tampa que permite o movimento do milho o tempo todo.

– Antes da panela aquecer é necessário adicionar o milho e algum ingrediente que ajude na cocção, como os óleos vegetais como o óleo de soja, milho, canola ou coco.

– Você também pode substituir o óleo por água ou nenhum ingrediente. Só não esqueça de movimentar a panela com maior frequência!

– Feche com a tampa, coloque no fogo e aguarde.

– A cada 20 segundos é bom mexer a panela fora da boca do fogo (mas próximo a chama) para que o milho mude constantemente de lugar e não queime!

– Quando aquecer ela vai começar a estourar. Se atente ao barulho dos estouros. Quando o estouro for menor que 5 segundos a sua pipoca estará pronta!

PREPARANDO A PIPOCA DE MILHO NATURAL NO MICRO-ONDAS

– Você vai precisar de uma tigela de vidro e um papel toalha que deve ser adicionado no fundo da tigela (se não quiser usar óleo).

– Adicione o milho dentro da tigela de vidro, o óleo ou papel toalha e tampe.

– Ligue o micro-ondas na potência máxima por 3 minutos e aguarde.

– Observe o tempo de estouro da pipoca. Quando o estouro for menor que 5 segundos a sua pipoca estará pronta!

RECEITAS DE PIPOCAS SAUDÁVEIS SALGADAS

1. Pipoca de cinema com manteiga ghee

Para sua pipoca ficar com gostinho de pipoca de cinema, mas de uma maneira bem mais saudável, você pode adicionar a manteiga clarificada – ou manteiga ghee – por cima após o preparo!

2. Pipoca com açafrão, manteiga ghee e alecrim

Quer mais sabor? Experimente adicionar durante o preparo da pipoca o açafrão, a manteiga ghee e o alecrim! Fica delicioso!

3. Pipoca com pimenta

A pimenta-do-reino moída pode ser adicionada em cima dos grãos de milho, antes do aquecimento. Quando a pipoca ficar pronta, a pimenta dará um sabor especial! E o melhor de tudo: não precisa de sal, pois a pimenta já eleva o sabor. Experimente!

RECEITAS DE PIPOCA DOCE SEM SAIR DIETA

É possível comer pipoca doce sem sair da dieta! Interessante não é mesmo? Confira estas receitas.

1. Pipoca doce de coco

Prepare sua pipoca utilizando o óleo de coco ou manteiga de coco sem sal!

Prepare a cobertura da pipoca doce com óleo de coco, rapadura ou açúcar mascavo (deixe no fogo até derreter, mexa constantemente) e coco ralado que deve ser adicionado por último. Adicione por cima da pipoca e delicie-se sem peso na consciência. Só não vá exagerar na cobertura, hein?!

2. Pipoca com leite ninho e canela

A pipoca fica doce, saborosa e não vai precisar do leite condensado. Quando for preparar a pipoca coloque no fundo o óleo e o açúcar mascavo. Quando ficar pronta, a pipoca ficara caramelizada e deliciosa. Adicione o leite ninho por cima e, se desejar, a canela.

O açúcar é opcional e se desejar uma cor mais clara não adicione o açúcar, ou então opte pelo demerara.

3. Pipoca gourmet caramelada com vinho

Uma forma diferente e deliciosa de se preparar!

Prepare sua cobertura utilizando o vinho e açúcar. Primeiro coloque aproximadamente 250 mL de vinho para 4 colheres de açúcar e deixe ferver até que ela reduza e fique bem espessa. Mas não deve ficar com ponto de calda grossa, ok? Com a calda pronta basta adicionar a pipoca pronta e misturar bastante com a uma colher grande! Divirta-se!

Conheça também o Sorgo, a famosa “pipoca fitness!

One Comment

  1. Avatar

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *