Água hidrogenada: O que é, benefícios e propriedades

Você já ouviu falar em água hidrogenada ou hexagonal? Bom, primeiro, vamos relembrar a importância da água para a saúde.

Água é o elemento mais importante para a vida! Nosso organismo é composto por aproximadamente 70% de água, que constitui a parte fundamental de todas as células.

A água como nós conhecemos é representada pelo símbolo químico H2O, pois contém diversas moléculas com dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Mas, cada água pode variar na quantidade de moléculas de H2O e a forma como elas se organizam, alterando assim o seu pH (potencial de hidrogênio), e mudando a forma como ela age no organismo. Ficou curioso?

Conheça o que é a água hidrogenada ou uma água enriquecida em hidrogênio e compreenda quais são as suas propriedades e benefícios para a saúde!

O que é a água hidrogenada

A água hidrogenada é uma água onde as moléculas individuais de H2O se agrupam em seis unidades que se ligam de maneira consistente, para formar uma estrutura semelhante a um ringue. Essas estruturas hexagonais em quantidade numerosa, por sua vez também se agrupam formando uma rede cristalina mais complexa.

A maioria das águas tem de 7 a 11 moléculas de H2O, algumas mais e outras menos. A quantidade de unidades estruturadas hexagonais da água depende de vários fatores como os níveis de partículas tóxicas, o conteúdo de minerais, o movimento e as influências energéticas aos quais esta água está exposta.

O cloro e o flúor presentes na água tratada fornecida pelo nosso sistema de abastecimento e muitos outros poluentes encontrados tipicamente em água de torneira destroem a capacidade da água de formar essas unidades hexagonais e por isso, essa água tem um percentual baixo dessas estruturas.

Por outro lado, diversas fontes naturais ao redor do mundo, famosas pela divulgação de propriedades terapêuticas que promoveriam a melhora da saúde e a cura de diversas doenças, apresentam alta concentração de unidades hexagonais de moléculas de H2O.

Em 1986, o médico Dr. Mu Shik Jhon, pesquisador considerado como uma autoridade em pesquisas sobre as qualidades estruturais da água publicou oficialmente uma teoria sobre a relevância do Molecular Water Environment” ou “ambiente molecular da água”, que afirma que o reestabelecimento da água hexagonal ou hidrogenada em nosso corpo poderia melhorar a vitalidade, retardar o envelhecimento e prevenir doenças.

Certo, mas você ainda deve estar se perguntando como e porque uma água com maior número de unidades hexagonais de moléculas de H2O ou simplesmente com mais átomos de hidrogênio contribui com a saúde… Chegou a hora de entender tudo isso. Confira!

Resumo:

A água é hidrogenada ou hexagonal quando tem unidades estruturadas de seis moléculas indivíduas de H2O agrupadas de maneira consistente formando uma unidade cristalina consistente. Essa água é rica em hidrogênio e por isso tem o pH alto ou mais próximo do alcalino.

As água de fontes naturais ao redor do mundo, consideradas terapêuticas e curativas costumam ter alta concentração dessas unidades moleculares em “forma de ringue”, enquanto a água da torneira comum que tem cloro, flúor e outros componentes químicos tem a capacidade reduzida de se estruturar dessa maneira.

Saiba mais: Medicina ortomolecular – Como funciona e como fazer a dieta!

Benefícios da água hidrogenada e suas propriedades

Precisamos lembrar que, beber água é fundamental para a hidratação, que quando está em dia é responsável por regular a temperatura corporal e o funcionamento dos órgãos, eliminar toxinas, ajudar na lubrificação de mucosas e, por ser um solvente, age como um veículo de transporte de nutrientes.

A água hidrogenada ou hexagonal tem unidades moleculares menores do que a água comum, e por isso ela entra e sai com mas facilidade nas células, favorecendo a absorção dos nutrientes e a remoção dos resíduos resultantes do metabolismo. Como indica seu nome esta água é rica em hidrogênio, ou seja ela é uma água com pH (potencial de hidrogênio) maior, e portanto uma água alcalina.

O hidrogênio é o menor elemento químico que existe, mais leve que o ar e por isso é capaz de chegar ao núcleo das células e atravessar obstáculos resistentes no organismo como a barreira hematoencefálica, presente no cérebro para proteger o sistema nervoso da entrada de substâncias potencialmente nocivas.

Depois dessa breve revisão daquelas aulas de química que você teve alguns anos atrás, vamos explicar porque a água com pH maior é melhor para a saúde!

Em uma escala, as substâncias com pH menor que 6,5 são ácidas, aquelas entre 6,5 e 7,5 são neutras e as que tem pH maior que 7,5 são como básicas, ou alcalinas. O corpo humano está sempre buscando o equilíbrio, inclusive no pH, mas o que acontece é que alimentos e bebidas muito consumidos hoje em dia como os refrigerantes, massas, pães, pratos congelados e doces tem o pH ácido, dificultando o alcance desse equilíbrio.

Quanto mais ácido estiver o pH do sangue, mais as células são oxidadas, gerando radicais livres em excesso. Além disso, outros fatores como o estresse, a ingestão de agrotóxicos e outros componentes químicos adicionados nos alimento, a exposição ao sol, a poluição do ar, o fumo, a inalação da fumaça do cigarro e o consumo de bebidas alcoólicas, pode provocar aumentar formação de radicais livres.

Os radicais livres que são compostos que quando se acumulam no organismo, se tornam tóxicos gerando doenças crônico-degenerativas e o envelhecimento precoce. A água ionizada e alcalina pode atuar como qualquer outro antioxidante, eliminando o excesso de radicais livres por ter mais moléculas bem ligadas de hidrogênio do que outras águas.

Por essas e outras características que consumir água hidrogenada na rotina está associado com:

  • Rápida e eficiente hidratação;
  • Restauração do sistema imunológico;
  • Remoção eficiente de toxinas;
  • Melhor absorção dos nutrientes;
  • Prevenção de doenças crônico-degenerativas como o diabetes, o câncer e algumas doenças neurológicas;
  • Melhora geral do bem estar e da saúde;
  • Aumento da longevidade;
  • Auxílio no controle do peso.

Apesar de todos estes possíveis benefícios aqui relatados, alguns pesquisadores ainda afirmam que as vantagens da água hidrogenada em relação a água comum não são relevantes, pois o corpo tem mecanismos próprios para manter o pH dentro de uma faixa de equilíbrio, e que mais estudos são necessários para comprovar os benefícios de ionizar a água, para torná-la mais alcalina.

Entretanto, pesquisas realizadas no Japão e na Coréia argumentam que a água hidrogenada, pode sim auxiliar na prevenção e tratamento de doenças, países que tem os maiores índices de longevidade no mundo, o que nos convida a refletir a respeito do que afirmam os seus cientistas.

Resumo:

Com pH básico ou alcalino, a água hidrogenada tem unidades moleculares menores do que a água comum e por isso se move com facilidade nas células, favorecendo a hidratação, a absorção dos nutrientes e a remoção dos resíduos resultantes do metabolismo. Além disso, o hidrogênio em maior teor nessa água atua como antioxidante, combatendo os radicais livres e contribuindo com a prevenção de doenças, o envelhecimento precoce e melhora do bem estar e estado de saúde em geral.

Leia também: O que são antioxidantes e como eles beneficiam a saúde e 20 alimentos ricos em antioxidantes para adicionar em sua dieta

Como hidrogenar a água para utilização?

É possível hidrogenar as suas garrafas de água de diversas maneiras. Uma delas é através de ionizadores elétricos, máquinas que podem ser acopladas na torneira da pia da cozinha, por exemplo, e utilizam pequenas voltagens para alterar a carga elétrica das moléculas de água. Outro modelo é o ionizador em lotes para hidrogenar quantidades específicas de água, para isso basta encher com água da torneira e ligá-lo.

Outra opção são os filtros biocerâmicos feitos de materiais selecionados, como argila, pedra e outros, para criar uma carga magnética dentro da água. Os fabricantes destes filtros afirmam que os aparelhos trabalham para alterar de maneira efetiva a carga elétrica da água, e esta adquire sua carga magnética a partir de partículas de magnetita e cobalto dentro da argila.

A maioria dos filtros vem no interior em garrafas ou outros recipientes nos quais você despeja a água e espera enquanto ela passa pelo filtro, e assim fique pronta para beber.

Ainda é possível hidrogenar a água adicionando gotas de substâncias que aumentam o pH de líquidos. É preciso ter cuidado com este método e não deixar de seguir com cuidado as instruções da embalagem, sem exceder a quantidade recomendada. Consulte sempre o seu médico antes de adicionar qualquer substância a água que você bebe e utiliza em sua casa, especialmente se estiver fazendo uso de medicamentos.

Para garantir que esses equipamentos estão atingindo o seu objetivo você pode utilizar tiras de pH que são mergulhadas na água ou outros líquidos e mudam de cor, indicando através de legenda qual é o valor do pH ali identificado. Geralmente, a água da torneira tem um pH por volta 7, algo mais próximo de um pH neutro. Aqueles que defendem os benefícios de águas alcalinas recomendam um pH de cerca de 8,5 a 9,5.

Saiba como fazer água alcalina em sua casa!

E você, o que achou da água hidrogenada? Conta para nós! E não deixe de acompanhar nossas próximas postagens!

Referências:

  1. Blog da Saúde, Ministério da Saúde >Página inicial > Promoção da saúde > A importância da hidratação: saiba como a água ajuda no funcionamento do corpo. Fonte: Fabiana Conte/ Agência Saúde. Disponível em: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/31235-a-importancia-da-hidratacao-saiba-como-a-agua-ajuda-no-bom-funcionamento-do-corpo
  2. Site Tyent Brasil >Home >Água antioxidante: O poder do hidrogênio na água. Disponível em: https://tyentbrasil.com.br/site/agua-antioxidante-o-poder-do-hidrogenio-na-agua/
  3. Revista Super Interessante >Home >Comportamento >A ameaça dos radicais livres. Autora: Lúcia Helena  de Oliveira. Disponível em: https://super.abril.com.br/comportamento/a-ameaca-dos-radicais-livres/
  4. Site AcquaLive Group >Início > Você conhece a água hexagonal? Disponível em: http://blog.aaguadasaude.com.br/voce-conhece-a-agua-hexagonal/

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *