Leite de inhame: O que é, benefícios e como fazer

Leite de inhame: O que é, benefícios e como fazer

O inhame é um vegetal maravilhoso que já faz parte da nossa alimentação há anos, principalmente na região Nordeste do nosso país. No entanto, o seu consumo vem crescendo cada vez mais, pois são inúmeras as suas qualidades nutricionais, além das diversas formas de preparação na culinária. O leite de inhame é uma delas!

Os extratos ou bebidas vegetais, também chamadas de leites vegetais, são ótimas opções para variar nossa dieta e diversificar o aporte de nutrientes ingeridos. Além do inhame, são muitas as possibilidades de leites vegetais: é possível fazer com castanhas, amêndoas, aveia, coco, arroz e com o que mais a sua imaginação deixar!

Mas o que é o “leite” ou bebida vegetal de inhame?

O leite de inhame é o resultado da mistura do inhame com água filtrada batidos no liquidificador. Forma-se uma bebida com consistência próxima ao leite de vaca, ou um pouco mais grossa, dependendo das proporções entre os ingredientes. Para ajustar a consistência preferida basta adicionar mais ou menos água.

Por ser uma fonte de carboidratos, o consumo do leite de inhame garante energia de sobra para nosso cérebro se manter ativo durante todo o dia!

Benefícios e características do alimento:

O inhame é nomeado de “tubérculo” pelos agricultores e profissionais da área da saúde. Possui cor acinzentada após a retirada da casca, que é de cor marrom.

Por ter um sabor mais neutro que os demais tubérculos (como a mandioca, o rabanete a a batata, por exemplo), é  possível incluí-lo facilmente em diversos tipos de preparações culinárias, tais como: vitaminas, sopas, caldos, pastas, tortas, bolos e pães.

Ainda, através do leite de inhame, torna-se uma alternativa de bebida para quem tem intolerância à lactose (o açúcar do leite de origem animal) ou alergia à caseína (a proteína do leite de origem animal).

Conheça alguns dos seus benefícios nutricionais:

  • Considerado um alimento rico em carboidratos de lenta absorção, o inhame auxilia no controle dos níveis de açúcar no sangue (glicemia);
  • Um dos maiores benefícios atribuídos ao inhame é a presença de um fito-hormônio chamado diosgenina, que pode amenizar os sintomas da Tensão Pré Menstrual (TPM);
  • É classificado como um alimento funcional por conter vitaminas, minerais e nutrientes ativos que contribuem para saúde em geral;
  • Considerado um “limpador sanguíneo”, por auxiliar na retirada de impurezas do nosso corpo através do suor, urina e intestino;
  • Fonte de vitaminas do complexo B, principalmente as vitaminas B1, B5 e B6, é importante para o crescimento e desenvolvimento adequados das crianças e para a nossa imunidade;
  • O inhame também é uma boa fonte vegetal de cálcio, necessário para a saúde dos ossos, além do ferro, essencial para a circulação sanguínea, e do potássio, importante para o equilíbrio da pressão arterial;
  • É fonte de vitamina C, fundamental para a proteção contra gripes e resfriados;
  • Apresenta fibras em sua composição, as quais ajudam na saciedade e também na saúde do intestino, além de controlar os níveis de colesterol e glicose no sangue.

Leite de inhame faz mal?

Não! Porém, não é ideal fazer o consumo excessivo desse vegetal cru, isso porque estudos mostram que esse tubérculo apresenta alguns fatores anti nutricionais, os quais podem interferir em algumas funções do corpo e até mesmo na absorção de outros nutrientes. Estes são gerados principalmente pela presença de oxalato de cálcio.

Agora vamos aprender algumas receitas?

Como fazer o leite de inhame

Preparar leites ou bebidas vegetais é bem fácil. Precisamos basicamente bater o vegetal escolhido com água e depois peneirar ou usar um pano bem limpo para fazer a filtragem e separar o resíduo sólido, ou simplesmente não coar e usar o leite totalmente integral cheio de fibras!

As fibras, quando optamos por coar, podem ser usadas para fazer biscoitos, bolos, pães e outras preparações deliciosas. Incrível, não é?

Leite de inhame original

Ingredientes:

  • 300 g de inhame já descascado e ralado cru
  • 400 ml de água filtrada em temperatura ambiente

Modo de preparo: ralar o inhame e despejar em um liquidificador ou mixer com água. Bater em média por 5 minutos ou até que fique bem misturado e sem pedaços. Coar em peneira fina ou filtro de pano e armazenar em recipiente fechado na geladeira.

Leite de inhame cozido

Ingredientes:

  • 300 g de inhame descascado e cortado em pedaços pequenos
  • 700 ml de água filtrada

Modo de preparo: descascar o inhame e cortar em pedaços pequenos, colocar em uma panela de tamanho médio com água até a metade e cozinhar até ficar bem macio (pode testar amassando com um garfo). Desprezar a água do cozimento e acrescentar no liquidificador 700 ml de água filtrada e o inhame já cozido. Bater por 3 minutos em média, coar e armazenar em recipiente fechado na geladeira. Pode acrescentar baunilha, canela e outros condimentos.

Algumas receitas práticas e gostosas para fazer com Inhame

Vitamina com Leite de inhame

Ingredientes:

  • 200 ml de leite de inhame gelado
  • 1 colher de café de canela ou cacau em pó
  • 1 banana congelada
  • 4 morangos
  • 2 colheres de sopa de farelo de aveia
  • 1 colher da fibra do inhame que foi coada
  • 1 fio de mel ou 1 colher de sopa de xylitol

Modo de preparo: cortar as frutas e colocar todos os ingredientes no liquidificador. Bater até misturar por completo todos os ingredientes.

Requeijão de inhame

Ingredientes:

  • 1 xícara de inhame cozido e picado
  • 1 colher de sopa de azeite
  • Sal a gosto
  • 1/2 dente de alho
  • 1 colher de sopa de suco de limão

Modo de preparo: cozinhar o inhame ate ficar bem macio, colocar depois de pronto no liquidificador e acrescentar o azeite, alho, o suco de limão e o sal. Bater bem até ficar com consistência cremosa. É ideal ir adicionando água aos poucos e, se necessário, adicionar um pouco mais para ficar mais cremoso. Depois de pronto, guardar em potes de vidro devidamente fechados na geladeira.

Mini Pão de Inhame

Ingredientes:

  • 400 gramas de inhame bem cozido com sal e amassado
  • 400 gramas de polvilho azedo
  • 2 colheres de sopa de semente de chia
  • 1 colher de café de açafrão
  • 1/3 xícara de chá de azeite
  • 1/2 xícara de água filtrada
  • Orégano, pimenta e sal a gosto
  • 100 gramas de queijo Minas padrão ralado

Modo de preparo: misturar todos os ingredientes até se formar uma massa homogênea, se necessário ir acrescentando água aos poucos para ir soltando das mãos. Fazer bolinhas pequenas com a massa e dispor em um tabuleiro untado com azeite e polvilho. Assar por 20-30 minutos a 180°c, servir e comer. Pode também congelar as bolinhas para ir consumindo aos poucos.

Bolo de inhame 

Ingredientes:

Modo de preparo: bater as claras em neve e separar. No liquidificador, bater bem as gemas, o açúcar e o óleo de coco ou manteiga ghee, acrescentar  o leite de coco e o inhame descascado e picado. Bater até desmanchar. Depois, adicionar uma pitada de sal, o coco e as claras em neve. Assar a 200 graus no forno já pré aquecido, por 40-50 minutos. Depois de pronto só servir e se deliciar !

Referências:

  1. Uaila. ESTUDO FITOQUÍMICO E AVALIAÇÃO DO VALOR NUTRICIONAL DO TUBÉRCULO INHAME (DIOSCOREA SPP.). Universidade Eduardo Modlan e Faculdade de Ciências Departamento de Química. Maputo, 2015. Disponível em: http://www.repositorio.uem.mz/jspui/handle/123456789/167
  2. Receita de Requeijão de Inhame. Disponível em: http://www.cozinhavegan.com/2018/06/como-fazer-requeijao-de-inhame.html?m=1
  3. Sebio, L. Efeitos de alguns parâmetros operacionais de extrusão nas propriedades físico-químicas da farinha de inhame. Universidade Estadual de Campinas, departamento de engenharia dos alimentos. São Paulo, 1996. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/255884
  4. Rebelo, A. I. M. A. Diosgenina e derivados oxidados: potenciais agentes antitumorais e antifúngicos.  Universidade da Beira Interior. Outubro, 2011. Disponível em: https://ubibliorum.ubi.pt/handle/10400.6/2067

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *