Ceia de natal vegetariana e vegana: como fazer e cardápios

Vegetariano? Vegano? Ou somente quer priorizar alimentos vegetais? Saiba como fazer uma ceia de natal cheia de alimentos de origem vegetal e com muito sabor.

Que o número de vegetarianos e veganos cresce muito nos últimos anos todos já sabem, mas se engana quem acha que as opções para o público são limitadas! Muito pelo contrário, esta onda crescente só incentivou a exploração de novas possibilidades com os alimentos de origem vegetal.

Confira nesta matéria os cardápios e receitas que selecionamos para que sua ceia de natal ou ano novo seja surpreendente, mesmo para os carnívoros!

Classificando os tipos de vegetarianismo

Vegetarianismo é o regime alimentar que exclui todos os tipos de carnes e é classificado, segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira da seguinte forma:

  • Ovolactovegetarianismo: utiliza ovos, leite e laticínios na sua alimentação.
  • Lactovegetarianismo: utiliza leite e laticínios na sua alimentação.
  • Ovovegetarianismo: utiliza ovos na sua alimentação.
  • Vegetarianismo estrito ou veganismo: não utiliza nenhum produto de origem animal na sua alimentação.

Agora que já sabemos as restrições para cada tipo de dieta vegetariana, vamos à melhor parte: os cardápios e receitas.

Cardápios e receitas para uma ceia de natal vegetariana (ovolactovegetariana)

Como a dieta ovolactovegetariana permite a utilização de leite e derivados e ovos, neste cardápio, exploramos esses ingredientes em algumas preparações. Confira a sugestão:

EntradasSaladasPrato principalAcompanhamentosSobremesa
Burrata com pesto e tomates assadosSalada de folhas, cenouras glaceadas e queijo fetaCozido de ervilhas e cogumelosFarofa de cebolas caramelizadasMousse de chocolate com castanhas
Cesta de pãesSalada niçoise vegetarianaArroz negro cremoso

As receitas em itálico no cardápio têm seus modos de preparo descritos a seguir:

Burrata com pesto e tomatinhos assados

Rendimento: 4 porções

  • Em uma assadeira coloque 1 caixinha de tomates-cereja, regue com 2 colheres de sopa de azeite, 1 pitada de sal e pimenta-do-reino e leve ao forno médio por 20 minutos. Reserve;
  • Para o pesto, em um processador, coloque folhas de 1 xícara de folhas manjericão, 1/4 de xícara de azeite, 1 pitada de sal, pimenta-do-reino e 1/2 xícara de castanhas-do-Pará e bata até obter uma pasta;
  • Para a montagem coloque em uma travessa ou tábua 1 burrata e em volta disponha os tomates assados. Por fim, espalhe o pesto sobre os ingredientes.

Salada de folhas, cenouras glaceadas e queijo feta

Rendimento: 4 porções

  • Em uma frigideira coloque 1 fio de azeite e grelhe 2 cenouras descascadas e cortadas em palitos; adicione 2 colheres de sopa de mel e 2 colheres de sopa de água e deixe cozinhar um pouco. Tempere com sal e salpique sementes de gergelim. Reserve;
  • Em uma saladeira, coloque folhas verdes de sua preferência; por cima, espalhe as cenouras glaceadas e regue com o molho da frigideira;
  • Por cima de tudo coloque queijo feta picado grosseiramente.

Salada niçoise vegetariana

Rendimento: 4 porções

  • Prepare um molho com 2 colheres de sopa de suco de laranja, 6 colheres de sopa de azeite e 1 pitada de sal e misture bem;
  • Em uma travessa rasa disponha os ingredientes – vagens cozidas, ovos cozidos cortados em 4 partes, batatas-bolinha cozidas cortadas ao meio e tofu defumado cortado em palitos. Regue com o molho.

Cozido de ervilhas e cogumelos

Rendimento: 4 porções

  • Em uma frigideira, coloque 2 colheres de sopa de azeite e refogue 3 xícaras de chá de cogumelos fatiados (Paris, Shimeji, Shitake), junte 2 xícaras de chá de ervilhas e refogue um pouco mais;
  • Em um recipiente faça uma mistura com 100ml de shoyu, 100ml de água e 1 colher de sobremesa de amido de milho e adicione ao cozido;
  • Deixe cozinhando até engrossar levemente e até que os vegetais estejam macios;
  • Finalize com folhas de hortelã picadas.

Farofa de cebolas caramelizadas

Rendimento: 4 porções

  • Em uma panela coloque 1 colher de sopa de manteiga e 1 colher de sopa de azeite e deixe aquecer;
  • Adicione 2 cebolas cortadas em fatias finas e cozinhe até que as cebolas fiquem douradas;
  • Junte 2 xícaras de chá de farinha de mandioca em flocos e misture até que a farofa fique dourada;
  • Tempera com sal, pimenta síria e finalize com salsinha picada finamente.

Arroz negro cremoso

Rendimento: 4 porções

  • Em uma panela aqueça 1 fio de azeite e doure 2 dentes de alho picados finamente;
  • Adicione 2 xícaras de chá de arroz negro e refogue um pouco mais;
  • Junte 2 xícara de chá de vinho tinto seco e 2 xícaras de chá de caldo de vegetais;
  • Tempere com sal e pimenta-do-reino e abaixe o fogo;
  • Deixe cozinhando em panela semi-tampada até que a água evapore e o arroz esteja cozido.

Mousse de chocolate com amêndoas

Rendimento: 4 porções

  • Aqueça 1 lata de creme de leite em banho-maria (sem deixar ferver);
  • Adicione 1 barra de chocolate meio-amargo picado (200g) e mexa continuamente, até derreter e retire do fogo;
  • Bata 4 claras em neve e misture com 2 colheres de sopa de açúcar. Junte as claras batidas ao creme de chocolate, mexendo delicadamente;
  • Coloque a mistura em um recipiente para servir e leve à geladeira por, pelo menos, 4 horas;
  • Na hora de servir, salpique por cima da mousse amêndoas laminadas torradas.

Cardápios e receitas para uma ceia de natal vegana

Apesar da restrição um pouco maior, um cardápio vegano pode ser tão saboroso e criativo quanto o ovolactovegetariano! A seguir nossas ideias para a sua ceia vegana:

Entradas SaladasPratos principalAcompanhamentosSobremesa
Abobrinhas marinadas Salada de grão de bico com pimentões confitadosArroz com lentilhas e cebolas caramelizadasAbóbora assada com castanhasFrutas com bebida de amêndoas aromatizada
BabaganoushSalada de folhas verdesAspargos grelhados com azeite
Cesta de pães

As receitas em itálico no cardápio têm seus modos de preparo descritos a seguir:

Abobrinhas marinadas

Rendimento: 4 porções

  • Com um descascador de vegetais corte 2 abobrinhas italianas em tiras bem finas;
  • Em um recipiente tempere as tiras com 2 colheres de sopa de azeite, 1 colher de sopa de vinagre branco, pimenta rosa, sal e folhas de hortelã;
  • Disponha as tiras em um prato ou recipiente raso.

Babaganoush

Rendimento: 4 porções

  • Coloque 2 berinjelas no forno e deixe assar até que a casca fique bem escura;
  • Corte as berinjelas ao meio e, com a ajuda de um garfo, retire a polpa;
  • Em um processador de alimentos, coloque a polpa das berinjelas, 1 colher de sopa de tahine (pasta de gergelim), suco de 1 limão, 2 colheres de sopa de azeite, 1 dente de alho descascado e sal e bata;
  • Coloque a pasta em um recipiente para servir com pães e torradas.

Salada de grão-de-bico com pimentões confitados

Rendimento: 4 porções

  • Em uma panela coloque 1 xícara de chá de azeite, 1 pimentão vermelho cortado em tiras finas, 1 pimentão amarelo cortado em tiras final e 1 dente de alho picado e leve ao fogo baixo por aproximadamente 10 minutos;
  • Em um recipiente junte 2 xícaras de chá de grão de bico cozidos, os pimentões com o azeite da panela e tempere com 1 colher de chá de sal;
  • Finalize com ramos de tomilho para decorar;
  • Sirva frio.

Arroz com lentilhas e cebolas caramelizadas

Rendimento: 4 porções

  • Em uma panela coloque azeite e doure 2 dentes de alho picados finamente;
  • Junte 2 xícaras de chá de arroz e 1 xícara de chá de lentilhas e refogue;
  • Coloque 6 xícaras de chá de caldo de vegetais e tempere com 1 colher de chá de sal e pimenta síria;
  • Cozinhe em fogo baixo até que a água seque e reserve;
  • Em uma frigideira coloque 2 colheres de sopa de azeite e doure 1 cebola cortada em tiras bem finas com 1 colher de sopa de açúcar mascavo, até que a cebola fique bem dourada;
  • Coloque o arroz com lentilhas em um recipiente e, por cima, espalhe as cebolas. Salpique salsinha picada.

Abóbora assada com castanhas

Rendimento: 4 porções

  • Corte 1/2 abóbora cabotian (ou japonesa) em gomos (com casca);
  • Coloque os gomos em uma assadeira e regue com azeite, tempere com sal e pimenta-do-reino;
  • Leve ao forno por, aproximadamente, 30 minutos, até que as abóboras estejam macias e douradas;
  • Para finalizar salpique castanhas picadas.

Frutas com bebida de amêndoas aromatizada

Rendimento: 4 porções

  • Corte algumas fritas em gomos – pêssegos, peras, maçãs;
  • Em uma frigideira aqueça 1 fio de azeite e doure levemente as frutas; adicione suco de 2 laranjas e canela em pó a gosto e cozinhe por 5 minutos;
  • Retire as frutas da frigideira e reserve;
  • Na mesma panela, adicione ao suco restante, 1/2 xícara de chá de bebida de amêndoas misturado com 1 colher de chá de amido de milho e aqueça, mexendo, até que o líquido engrosse levemente;
  • Disponha em uma travessa as frutas e regue com o creme, salpique folhas de hortelã e sirva gelado.

Viu só como é fácil fazer uma ceia ainda mais colorida e também muito gostosa usando e abusando dos alimentos de origem vegetal? Experimente e boas festas!

Referências:

  1. Sociedade Vegetariana Brasileira. Disponível em: https://www.svb.org.br/vegetarianismo1/o-que-e. Acesso em 12 de dezembro de 2018.

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