O que é a dieta do abacaxi e ela realmente funciona?

A dieta do abacaxi é uma dieta bastante restritiva, na qual a inclusão do abacaxi deve ser feita em todas as refeições por no máximo 6 dias. Sendo, portanto, uma dieta emergencial, apenas para se perder peso de forma rápida e com prazo determinado.

O que é a dieta do abacaxi

A dieta do abacaxi consiste em incluir a fruta entre as refeições por 5 a 6 dias, no máximo. O ideal é sempre consumir a fruta antes das refeições para auxiliar na saciedade e na digestão.

Existem várias formas de se fazer a dieta, uma delas é consumir oito fatias de abacaxi por dia, sendo duas fatias de manhã, duas antes do almoço, duas no lanche da tarde e duas antes do jantar. Em outro tipo da dieta, deve-se consumir somente a fruta durante o dia todo, apenas uma vez por semana.

A dieta promete perda de até 6 quilos no total, porém essa perda de peso irá depender muito de cada um. Dependerá da frequência da atividade física, de seguir corretamente as orientações, da própria genética e também de sua força de vontade.

O abacaxi pertence à família Bromeliaceae e gênero Ananas Mill e é bastante rico em vitaminas e minerais, como:

Conheça os 12 benefícios do abacaxi para a sua saúde!

A vitamina C é encontrada em grande quantidade no abacaxi e, por isso, é uma ótima opção de fruta para fortalecer a imunidade e proteger o organismo contra resfriados e gripes.

O abacaxi também apresenta alto conteúdo de bromelina, uma mistura de enzimas digestivas naturais que auxilia no processo de digestão dos alimentos, principalmente de alimentos ricos em proteínas. Além disso, apresenta função anti-inflamatória!

A bromelina também ajuda a dissolver gorduras, principalmente as das carnes, sendo empregada também para
amaciá-las.

Além disso, por ser rico em água, o abacaxi tem poder diurético e, portanto, reduz os inchaços causados pelo acúmulo de líquidos, eliminando também as toxinas do organismo. Ainda, por ser fonte de fibras, o abacaxi aumenta a saciedade e com isso diminui o apetite, além de melhorar o funcionamento do intestino.

Como funciona a dieta do abacaxi

Por ser uma dieta restritiva, a dieta do abacaxi somente deve ser feita em ocasiões esporádicas e com o acompanhamento de um profissional de saúde qualificado!

O ideal é adotar uma alimentação equilibrada e saudável, com mudanças de hábitos de vida, incluindo a atividade física com regularidade. Além do mais, é importante consumir a fruta fresca e não na forma enlatada ou industrializada.

Sugestão de cardápio

Café da manhã

2 fatias de abacaxi com uma pitada de canela em pó

1 fatia de queijo branco

3 unidades de torrada integral

Lanche da manhã

1 copo (300 ml) de suco de abacaxi com hortelã e gengibre, sem açúcar

1 iogurte desnatado com 1 colher de sopa de aveia

Almoço

2 fatias de abacaxi

1 filé de peixe assado com legumes

Salada de verduras temperada com azeite, limão, orégano, sal e pimenta

Lanche da tarde

2 fatias de abacaxi com uma pitada de canela em pó

1 omelete

1 fatia de pão integral

Jantar

2 fatias de abacaxi

1 filé de frango grelhado

Legumes refogados na manteiga

Salada de verduras temperada com azeite, limão, sal e pimenta

Recomendações:

  • Consuma no mínimo 2 litros de água por dia;
  • Os chás podem ser consumidos sem açúcar (pode ser usado adoçante);
  • Faça exercícios físicos de baixa intensidade por no mínimo 3 vezes na semana;
  • Durante a dieta, evite os refrigerantes, sucos artificiais, doces, frituras, embutidos, carnes gordurosas, alimentos industrializados, entre outros.

Riscos da dieta do abacaxi

A dieta do abacaxi é bastante monótona, por isso, pode se tornar enjoativa e pouco motivadora, principalmente por pessoas que não gostem tanto dessa fruta. Além do mais, a oferta de nutrientes é muito limitada!

Ainda, por ser uma dieta muito baixa em calorias, podem ocorrer sintomas como, tonturas, fraquezas, dores de cabeça e de estômago e, por isso, pessoas com problemas de saúde não devem fazer esse tipo de dieta.

Também é muito importante tomar cuidado com a quantidade a ser consumida de abacaxi, pois o consumo em excesso pode ocasionar azia, má digestão e formação de aftas na cavidade oral.

Lembre-se! Dietas restritivas não são as melhores opções para uma vida e um emagrecimento saudáveis. Procure um nutricionista e adeque seus hábitos alimentares!

Saiba mais sobre: frutas na dieta realmente podem ajudar a emagrecer?

Referências:

  1. GRANADA, G. G. Abacaxi: produção, mercado e subprodutos. B. CEPPA, Curitiba, v. 22, n. 2, jul./dez. 2004. Disponível em: http://www.almanaquedocampo.com.br/imagens/files/Abacaxi%20.pdf.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *