Dieta do iogurte: O que é e como funciona

A dieta do iogurte consiste em incluir o iogurte em todas as refeições diárias, excluindo frituras e doces.

O iogurte tem o benefício de proporcionar a saciedade e contribui para a melhora da flora intestinal, melhorando a imunidade e auxiliando na perda de peso.

Saiba mais sobre os benefícios do iogurte natural para a sua saúde!

O que é a dieta do iogurte

A dieta do iogurte é baseada em um cardápio composto por alimentos saudáveis em que o iogurte é incluído em todas as refeições do dia. As frituras, refrigerantes, doces e alimentos industrializados são excluídos da dieta.

O tipo de iogurte ideal para se consumir é o iogurte natural, de preferência, a versão desnatada. Afinal, contém uma quantidade menor de gorduras e, consequentemente, de calorias.

A dieta só pode ser feita durante 3 dias e, associada à prática de exercícios físicos todos os dias, consegue-se eliminar de 2 a 4 quilos!

Além disso, o consumo de água deve ser de no mínimo 2 litros por dia, o que proporcionará uma melhor hidratação e também a eliminação de toxinas do organismo. Dessa forma, ocorrerá também a perda de inchaços e consequentemente, uma maior perda de peso.

Cardápio da dieta do iogurte

Café da manhã

  • 1 pote de iogurte natural
  • 1 fruta
  • 1/2 xícara de granola

Lanche da manhã

  • 1 pote de iogurte natural batido com
  • 1 fruta congelada (pode ser  1 banana, 1/2 manga,  2 fatias de mamão ou 2 fatias de abacate)

Almoço

  • Salada e legumes à vontade
  • 1 filé de peito de frango grelhado
  • Molho de iogurte com mel, limão, azeite de oliva extravirgem, pimenta, hortelã, cebolinha e salsinha

Lanche da tarde

  • 1 pote de iogurte natural
  • 1 fruta com aveia e mel
  • 1 suco de fruta

Jantar

  • Salada e legumes à vontade
  • 1 filé de peixe grelhado
  • Molho de iogurte com mel, limão, azeite de oliva extravirgem, pimenta, hortelã, cebolinha e salsinha

Aprenda como fazer iogurte caseiro natural!

A dieta do iogurte realmente funciona?

A dieta do iogurte funcionará apenas durante os 3 dias de dieta, pois assim como todas as dietas da moda deve ser realizada em um curto período.

Para que o efeito do emagrecimento seja realmente duradouro é importante que as mudanças da alimentação e de estilo de vida sejam incorporados com constância e que se tornem realmente hábitos.

De um modo geral, esse tipo de dieta é muito restritivo e se baseia que apenas um alimento será o responsável pelo efeito do emagrecimento, o que é ilusão, pois essa perda de peso será apenas de água e perda de massa muscular. A queima de gorduras é um processo complexo e muito demorado que precisa de mudanças a longo prazo.

Por isso, é importante lembrar que a prática de exercícios físicos, o consumo adequado de água e de alimentos saudáveis devem ser incorporados para a vida toda e não apenas durante a realização da dieta. Quando há a reeducação alimentar, os resultados serão sempre à longo prazo e não apenas durante os 3 dias de dieta!

Benefícios e riscos da dieta do iogurte

  • Reduz a chance de osteoporose

Por ser uma ótima fonte de cálcio, o iogurte é considerado um alimento muito importante tanto para crianças em fase de crescimento quanto para as mulheres em menopausa. Pois, são as duas fases da vida em que o cálcio é importantíssimo para fortalecer e nutrir os ossos.

  • Melhora o funcionamento do intestino

O iogurte é considerado um alimento rico em bactérias benéficas, os lactobacilos, que auxiliam e equilibram a flora intestinal, combatendo as bactérias que causam doenças. Dessa forma, o iogurte protege o organismo e melhora a imunidade.

Como em toda e qualquer dieta, é importante incluir e manter hábitos saudáveis de vida para não ocorrer o efeito sanfona, em que a pessoa emagrece, mas depois volta aos hábitos errados e o peso retorna.

  • Pode ser consumido por pessoas intolerantes à lactose 

A lactose é o açúcar do leite e como o iogurte é feito a partir do leite, também contém a lactose. Porém, no processo de fabricação do iogurte há a quebra desse açúcar, tornando-o mais disponível e mais absorvível pelo intestino.

Dessa maneira, até mesmo as pessoas que possuem intolerância à lactose podem consumir o iogurte sem nenhum problema.

  • Auxilia na perda de peso

O iogurte é rico em proteínas, o que proporciona uma maior saciedade e, dessa forma, auxilia na perda de peso.

  • Fonte de vitaminas e minerais

O iogurte é uma ótima fonte de nutrientes, principalmente de cálcio, potássio, fósforo, magnésio, zinco, vitamina Avitaminas do complexo B.

Referências:

  1. DLUZNIEWSKI, D.; et al. Análise do perfil de compra e consumo de iogurtes funcionais nas cidades de Matelândia e Medianeira através do grupo focal.  Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira. 2014. Disponível em: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/4646/1/MD_COALM_2014_2_02.pdf.

2 Comments

  1. Avatar
    • Fernanda Heitzmann

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *